Autor: Aline - Data: 25/06/2024 09:36
Levantamento de jornal paranaense coloca Guaxupé como a 4ª melhor cidade do País para se viver





O município de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, foi considerado o 4º melhor do País para se viver. A constatação foi feita pela Gazeta do Povo, de Curitiba, no Paraná, e divulgada nesta segunda-feira, 24 de junho, por meio de matéria do jornalista Gabriel de Arruda Castro. Resultado de levantamento de dados oficiais, a pesquisa levou em conta critérios que variam de estrutura à segurança, passando por todos os pilares que compõem o poder público e suas atuações em favor da população.
Guaxupé ficou, segundo a estatística em questão, atrás apenas de São Caetano do Sul (SP), Fernando de Noronha (PE) e Jundiaí (SP). Entre os parâmetros, a Gazeta comparou, diretamente, os 5.570 municípios brasileiros, separando-os entre os que tem mais ou menos de 100 mil habitantes. Os estudos foram baseados em vinte e um indicadores de áreas como Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura Urbana.
Em geral, entre as cem melhores do País para se morar, trinta e três encontram-se no Estado de São Paulo, vinte a nove em Minas, dezesseis no Rio Grande do Sul, nove em Santa Catarina, seis no Paraná, três em Goiás, duas no Rio de Janeiro, uma do Mato Grosso do Sul e uma em Pernambuco. "É, sem dúvida, uma honra inominável participar da vida pública de Guaxupé desde 1997 e ter uma notícia tão relevante como essa. Obrigado a todos os cidadãos, os servidores públicos e a cada um que nos ajuda a construir a história dessa cidade", enfatizou o prefeito de Guaxupé, Dr. Heber Hamilton Quintella, nesta noite de segunda-feira, 24 de junho, na inauguração da exposição de artes do pintor "Jesuíno Leite Ribeiro", na Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP.
O QUE FOI LEVADO EM CONTA?
Entre os critérios, o levantamento da Gazeta levou em conta: 1) Educação (com peso de 1,5 pontos) para análises do IDEB Ensino Fundamental - anos finais 2021; IDEB Ensino Médio 2021; Índice de analfabetismo - Censo 2022 -; Vagas de ensino superior - Censo da Educação Superior 2022. 2) Taxa de homicídios (IPEA, 2022, com 1,5 pontos); 3) Saúde (com peso 1,5 e avaliação em número de leitos hospitalares - DataSUS 2024 -, mortes evitáveis - DataSUS 2024 -, número de médicos - DataSUS 2024 -; 4) Economia (peso 1,5 para avaliação em PIB - Produto Interno Bruto per capita -IBGE 2021, População empregada - Caged 2024 -; 5) Infraestrutura (peso 1,5 para vias públicas com pavimentação e meio-fio na área urbana - IBGE 2021 -, domicílios ligados à rede de esgoto (2021), Abastecimento de água (2021), aglomerados subnormais (favelas) (IBGE, 2021), domicílios com coleta de lixo 2022 (2021); 6) Expectativa de vida (IBGE 2021, com Peso 1); 7. Mortes no Trânsito (DataSUS, 2022, com Peso 1; 8) Suicídios - IPEA, 2021 - Peso 1; 9) Cultura (Peso 1); salas de cinema (Ancine, 2023); Bibliotecas públicas (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, 2023); 10) Famílias em situação de rua (Cadastro Único para Programas Sociais, 2023, com Peso 1). AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 988846778. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
A Deycon é a distribuidora responsável pela comer...
-
As esquinas das ruas Antônio Domingos Pasqua e Jo...
-
Operação resulta em duas prisões e reforça combat...
-
Mandado de busca e apreensão resulta na apreensão...
-
Yan foi alvejado na esquina de uma das ruas do ba...