Autor: Aline - Data: 20/04/2025 09:06
Unifeg promove seu "1º Fórum de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista"





Representantes de diferentes camadas da sociedade regional participaram, no último dia 16 de abril, do "1º Fórum de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista", promovido pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. Muito amplo e fundamental, o evento destacou uma série de circunstâncias relativas ao cotidiano dos autistas. Mais do que isso, fortaleceu a luta por mais informação, menos preconceito, estruturação e a conquista de direitos às pessoas com TEA.
O fórum foi realizado no Complexo Poliesportivo Dr. Mário Dallora, no campus do Unifeg, com mesa diretora composta pelo representante da FUNDEG, professor mestre Moacyr Albino de Almeida Cyrino Filho (Titi), a pró-reitora acadêmica do Centro Universitário, professora mestra Luciana Angelino Clemente Gonçalves, a secretária municipal de Educação em Guaxupé, Aline Monteiro Melo Ribeiro, a médica e vereadora, Dra. Nelzina Vieira da Silveira Neto Lara, as também parlamentares de nível municipal, Rosylene Aparecida da Silva - Rosy Cadeirante e Maria José Cyrino Marcelino; o gestor administrativo da AMOG, Marco Antônio Godoy e a Natália de Túlio, representante da Secretaria Municipal de Saúde em Guaxupé.
Num dos pontos centrais do encontro, a professora mestra Cristina Lúcia Calicchio Cruvinel mediou uma roda de conversa entre mães de crianças com TEA (e algumas, inclusive, também diagnosticadas com o transtorno em questão); as quais deram testemunhos a respeito de seus cotidianos com os entes queridos. Entre elas, participaram da ocasião as convidadas Cláudia dos Santos Ferreira, mãe de João Gabriel, de 7 anos; Glatieris Aparecida Madeira Gomes (da EquoEspaço e do Grupo Girafa), mãe de Samuel, com 13, e Samira, de 16 anos; e Daniela Carvalho Pinto Franchi Valente, mãe de João Luczas, de 5 anos. Cada qual a sua maneira, as três destacaram pontos importantes, tendo suas falas sido fundamentais para esclarecer questões de relacionamentos, cuidados e a luta por direitos.
Já no segundo momento, o fórum promovido pelo Unifeg destacou a participação de pessoas de diferentes funções dentro da sociedade local, que externaram suas experiências práticas, científicas e outras relavias ao autismo. Nesse sentido, falaram com os presentes o fonoaudiólogo Humberto Simões, os psicólogos Vincent Mariano de Souza e Luciana Bárbara da Silva, a fisioterapeuta Amanda Carla da Silva, a professora universitária e enfermeira, Lígia Gonzaga Laudade e a pedagoga Roberta Magno.
Considerado um marco para a história do UNIFEG e de Guaxupé, o encontro foi conduzido pela comunidade acadêmica de Pedagogia, com os apoios de outras graduações do Centro Universitário, onde ficou claro o objetivo de cada vez mais envolver-se construtivamente a temas ligados à sociedade, como um todo; além de oferecer educação universitária a seus discentes. Atento aos principais temas pertinentes à população, o Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO (que ocupa o cargo de vereador em Guaxupé), registrou todo o momento. CLIQUE AQUI e veja as fotos. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Iniciativa destacou o trabalho da delegada, Dra. ...
-
Evento ocorre na Estação Cultural, com a particip...
-
Audiência será realizada no Auditório da Unifal, ...
-
Formações nas áreas de saúde e tecnologia integra...
-
A iniciativa atraiu diferentes camadas da socieda...