Autor: Carlos Alberto - Data: 30/10/2025 17:24

Relíquia de Dom Inácio ficará sob os cuidados das escolas da FUNDEG

Devotos observam, emocionados, os óculos usados por Dom Inácio, o qual é considerado santo por muitos devotos, gratos pelas graças alcançadas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

As escolas da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG e Colégio Dom Inácio - ficarão responsáveis por dois pares de óculos usados pelo bispo diocesano, Dom Inácio João Dal Monte. Falecido em 29 de maio de 1963, o referido líder eclesiástico é apontado como santo em função de muitas graças já concedidas por devotos. Sua beatificação, no entanto, encontra-se ainda em andamento, num processo conduzido pelo Vaticano.
A relíquia foi apresentada ao público nesta terça-feira, 28 de outubro, após missa em ação de graças pelos sessenta anos de história da Fundação. Celebrada na Capela São José, que fica no campus de Unifeg e D. Inácio, a ocasião foi tomada de emoção e reafirmou a fé dos devotos no Servo de Deus, atuante como bispo de Guaxupé a partir de 1952 - até os últimos dias de sua vida.
Conforme apurado, os óculos pertenciam ao empresário Salvador Zerbini, falecido em fevereiro de 2024, então com 68 anos. "O João Inácio, filho do Sadô, visitou-nos no Colégio um dia, quando nos presenteou com essa relíquia. Na época, nosso reitor, Tataio, entregou-a à Diocese, enquanto aguardava uma decisão final. Hoje, portanto, é um dia mais do que especial para todos nós", comentou a diretora do Colégio Dom Inácio, Adriane Gallate Jorge.
Também sobre o instante em que a relíquia foi apresentada, a ministra eucarística Sirlene Rezende, em momento de lucidez e devoção, destacou: "Quando recebi essa relíquia, o Senhor falou em meu coração que ela ficasse no sacrácio até que Jesus viesse e assim aconteceu", disse a religiosa, se referindo à volta do sacrário à Capela São José, em 18 de setembro último. "É impressionante, mas desde o dia em que essa relíquia chegou aqui as coisas começaram a mudar, os milagres a acontecer e somos, desde sempre, muito gratos a Dom Inácio", destacou a reitora das escolas da FUNDEG, professora mestra Luciana Angelino Gonçalves Clemente. "A gente sente a presença de Dom Inácio em nossas ações e, por isso, tantas coisas boas têm acontecido", complementou o presidente da FUNDEG, Aloísio Coelho.
Já popularmente reconhecido como santo por devotos de dentro ou fora de Guaxupé, Dom Inácio João Dal Monte é apontado como o responsável por um grande número de graças alcançadas (e apresentadas ao Clero. Batizado João Dal Monte, ele nasceu em Ribeirão Preto, no interior paulista, em 1897, mas mudou-se para Mussolente, na Itália, ainda criança. Membro da Ordem dos Frades Menores Cappuchinho, passou a usar o nome de "Frei Inácio de Ribeirão Preto". Ordenado sacerdote em 1924, é enviado de volta ao Brasil um ano depois, tendo atuado no Estado do Parará até 1951. Em seguida, já como bispo Dom Inácio João Dal Monte, assumiu a Diocese de Guaxupé, em 52. No Município, ganhou a admiração da comunidade em virtude de sua postura de devotamento e abnegação a Jesus Cristo e Maria Santíssima. Viveu de forma simples e se caracterizou pela forma pacífica, caridosa e de penitências. -  AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.