Autor: Carlos Alberto - Data: 20/09/2025 12:09
Novo Cartão Nacional de Saúde passa a usar nome e CPF como identificador único no SUS





Os ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciaram, nesta terça-feira, 16 de setembro, a mudança no Cartão Nacional de Saúde (CNS), que, a partir de agora, exibirá o nome e o CPF do cidadão, substituindo o antigo número. A ação faz parte de um amplo processo de unificação e higienização dos cadastros do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a pasta, 111 milhões de registros serão inativados até abril de 2026. Desde julho, 54 milhões de cadastros já foram suspensos. O objetivo é eliminar inconsistências e duplicidades para tornar o sistema mais seguro e integrado. Em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, onde está sediado o Jornal JOGO SÉRIO, estima-se que haja cerca de noventa mil cartões do SUS, embora o IBGE tenha divulgado, em seu último censo, o número de apenas 52 mil habitantes, aproximadamente, no Município. - VEJA A publicidade da Cooxupé e continue a leitura em seguida!!!
Nessa semana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que é natural do Sudoeste mineiro, destacou que ninguém ficará sem atendimento. “Não estamos deixando ninguém para trás! As pessoas que não têm CPF ainda vão continuar a ser atendidas”, disse. “Não há Sistema Nacional de Saúde público que tenha o volume, a diversidade e a complexidade dos dados que tem o SUS”, completou o Ministro. A limpeza do CadSUS (banco de informações dos usuários do SUS) reduziu os registros ativos de 340 milhões para 286,8 milhões. Desse total, 246 milhões já estão vinculados ao CPF, enquanto 40,8 milhões permanecem em análise. O governo estima inativar 11 milhões de cadastros por mês para que, ao final, a base corresponda aos 228,9 milhões de CPFs ativos na Receita Federal.
Padilha classificou o processo como um passo decisivo para uma revolução tecnológica no SUS. Ele lembrou que, no Reino Unido, a unificação de dados do sistema público de saúde levou uma década para ser concluída. A interoperabilidade entre o CadSUS e a Receita Federal permitirá acesso unificado a informações como histórico de vacinas e medicamentos fornecidos pelo programa Farmácia Popular. Além disso, o CadSUS será integrado à Infraestrutura Nacional de Dados (IND), viabilizando o compartilhamento seguro de informações com outros órgãos, como IBGE e CadÚnico, sem transferência integral da base.
Os sistemas do SUS também serão readequados para adotar o CPF como identificador único, o que incluirá a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o prontuário eletrônico da atenção primária. O cronograma de atualização será definido em conjunto com Conass e Conasems, com prazo final em dezembro de 2026. A pasta criou um cadastro temporário, válido por um ano, para pacientes atendidos sem CPF, especialmente em situações emergenciais. Após alta ou regularização, será exigida prova de vida e inclusão do CPF. Populações específicas como estrangeiros, indígenas e ribeirinhos continuarão sendo identificadas por um registro complementar, agora chamado Cadastro Nacional de Saúde, para reforçar seu caráter secundário.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a medida permitirá maior eficiência na gestão pública, combate ao desperdício e aprimoramento do monitoramento de dados em todo o País. Em Guaxupé, informações poderão ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Avenida dos Inconfidentes, nº 147, na área central da cidade. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Mudança integra bases de dados, suspende cadastro...
-
Objetivo da reclassificação é identificar indivíd...
-
Coordenador do curso de Psicologia e aluna levara...
-
Norma legal entra em vigor daqui a 120 dias
-
A equipe da biomédica Cristiane Vieira está ainda...