Autor: Aline - Data: 23/07/2025 18:11
Alunos da Interativa vencem a Semana Avançada de Tecnologia e representarão o Brasil nos EUA





Estudantes da Escola Interativa (COOPEG) em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, representarão o Brasil numa visita técnica ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Isto, após vencerem a Olimpíada Brasileira de Tecnologia, na Semana EAT – Escola Avançada de Tecnologia. Realizado nos últimos dias, em São José dos Campos (SP), o desafio foi promovido pelo Instituto Alpha Lumen e confirmou o alto nível dos alunos da referida instituição guaxupeana de ensino.
A Interativa foi representada, na ocasião, pelo grupo Aritiméticos do Café, composto pelos alunos Raul Antônio Freitas, de 16 anos (do 2º ano do Ensino Médio), Kauan Henrique Tertuliano, Matheus Gouveia David e Maria Clara Lima Gonçalves (este últimos três têm 17 anos e pertencem ao 3º ano. Todos eles são residentes em Guaranésia). Orientados pelo professor Luiz Antônio Pasotti Smaira, eles criaram o aplicativo “Mamãe +”, dedicado a tratar problemas de gravidez indesejada, entre outros conflitos durante a gestação, até os primeiros anos de vida do bebê. Extremamente funcional, além de fundamental e eficaz, a invenção dos guaxupeanos superou os cerca de dez mil concorrentes da competição nacional, participantes do evento.
Embora encontre-se em pleno período de férias, o quarteto vencedor da “Semana EAT” conversou, nesta quarta-feira, 23 de julho, com o repórter e vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, sobre a conquista: “O aplicativo tem uma abordagem muito democrática. Um dos problemas sérios na sociedade brasileira está relacionado com a saúde na gravidez e os casos em que há rejeição da criança por parte da mãe. E o app vai direto ao ponto, é fácil, lúdico, bem informativo e disponibiliza conteúdo de qualidade”, disse Matheus.
Apesar de ainda muito jovens, os Aritiméticos do Café demonstraram maturidade e consciência: “Pensamos no design, na funcionalidade e passamos meses criando. A Interativa foi muito importante, pois eu estava em outra escola antes, e não tinha achado ninguém para faze comigo. Já aqui, na Interativa, me uni ao Matheus, o Raul e o Kauan, tendo eles movido essa minha vontade, o que resultou nessa conquista”, declarou Maria Clara. “Agora é só ir pra frente! Conquistamos o prêmio e agora vamos levar conhecimento a mais pessoas, expandindo e fazer com que haja mais olimpíadas”, completou Raul.
Evidentemente feliz com o mais novo êxito de seus alunos, o professor Smaira relatou: “Trabalhar com gente talentosa é muito fácil. A gente orienta, dá os limites e, às vezes, resolve algum embate. Mas, depois que chega-se no caminho, ocorre essa maravilha que aconteceu com eles. Estão de parabéns, assim como seus pais, por estimularem a Educação, a Escola Interativa, que nos permite tudo isso e custeia o que precisamos. Agora, é colher os frutos”, enfatizou o educador. “Foi algo inacreditável! Quando ouvimos nosso nome (como vencedores), ficamos muito felizes. Enfim, o estudo é uma das maiores ferramentas que temos, pois podemos ficar sem, por exemplo, o poder aquisitivo por algum momento, mas se tivermos conhecimento, poderemos recomeçar sempre”, complementou o aluno Kauan.
Também sobre a Semana EAT 2025, a Escola Interativa se apresentou também com o grupo “EcoLógicos”, composto pelos alunos Arthur Ribeiro Freitas (8º ano), Gabriel Cancelier Dias Caetano Batista (8º ano) e Pedro Otávio Rodrigues Silva (9º ano), com o aplicativo EcoCiclo, relativo à identificação, coleta e reaproveitamento de recicláveis (faturaram medalha também); “Sírius”, com Raul Vasconcelos Corrêa (3º ensino médio), Francisco Lessa Nicoli Jundurian (2º an) e Mateus Miquelin Silva (2º ano), com o aplicativo “FindWork”, que associa profissionais e prestadores de serviço a possíveis contratantes.
Ainda relativamente ao tema, os “Aritiméticos do Café” disputaram o título com cento e trinta equipes, das quais apenas quatro irão ao Massachusetts Institute of Technology e, além disso, conhecerão as sedes do Google, de Harvard, oficinas e museus ligados às instituições e a cidade. “Estamos imensamente orgulhosos! Essa conquista reflete o trabalho incansável de todos os nossos educadores e da estrutura pedagógica que construímos com tanto cuidado. Fazer o nome da Coopeg/Interativa cruzar fronteiras internacionais é um sonho realizado. Com certeza, seremos muito bem representados!”, celebrou a direção da escola. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
A diretora Adriane entre os coordenadores Vanderl...
-
Essa foi a 15ª edição do encontro educacional que...
-
Saiba mais na sede da instituição, que fica na Ru...
-
Os alunos Matheus e Raul, o professor Smaira, e o...
-
Interessados devem procurar pessoalmente a sede d...