Autor: Carlos Alberto - Data: 04/06/2024 17:22
Professores do Ginásio Estadual paralisam as atividades em protesto contra o governo estadual





Professores da Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro, que é popularmente conhecida como "Ginásio Estadual" e fica na cidade de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, paralisaram as atividades nesta terça-feira, 4 de junho, em protesto ao governador Romeu Zema (com quem a classe tenta negociar melhorias dos vencimentos e condições mais adequadas de trabalho). De acordo com as últimas movimentações, o mesmo tem ocorrido em instituições estaduais de várias cidades de Minas Gerais, como demonstração de que o professorado está insatisfeito com a oferta de 4,62% como reajuste salarial (e, em contrapartida, o aumento do percentual de desconto do IPSEMG).
As aulas no Ginásio permanecerão suspensas até essa sexta, dia 7 (hoje, apenas foram aplicadas as provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas), quando as atividades serão reiniciadas. Para a próxima semana, conforme apurou o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, outra suspensão está sendo organizada, com os mesmos fins. O movimento, que é denominado "paralisação de advertência", foi combinado entre os próprios educadores, que passaram uma lista entre o quadro pessoal da escola. Jás nas escolas estaduais Dr. André Cortez Granero (Polivalente), Nossa Senhora Aparecida, Queridinha Bias Fortes e Major Luiz Zerbini as aulas ocorrem normalmente no dia de hoje (a proposta também foi feita nesses locais, mas a maioria não acatou).
Conforme divulgado, os professores reivindicam o cumprimento, por parte do governo estadual, do acordo firmado com a categoria ainda no ano passado, com a incorporação das gratificações ao vencimento básico; aumento e implementação das dedicações exclusivas (DE´s); pagamento por titulação para docentes em estágio probatório; realização de novo concurso público; entre outros pedidos.
Em suas redes sociais, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, publicou, nesta tarde de terça-feira, 4 de junho: "O governador Romeu Zema insiste em uma política de arrocho salarial com a Educação ao anunciar um reajuste de apenas 4,62%. Isso, após dura mobilização do funcionalismo contra um índice ainda menor, de 3,62%. A educação merece mais respeito e valorização! Não nos esqueçamos do projeto de aumento das tarifas do IPSEMG, que praticamente anula esse reajuste, ainda pífio".
Ainda a respeito do protesto dos professores, o Jornal aguarda declaração do governo estadual, haja vista que a categoria pretende paralisar os trabalhos dia 13 de junho, sem data para retornar. Na ocasião, às 14h está prevista a realização de uma reunião ampla na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. - OS FEDERAIS: Também em greve há cinquenta dias, professores de Institutos e universidades federais protestam contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por melhores salários. O governante, conforme informado, se reunirá com a categoria nesta quinta-feira, 6 de junho, para propor o fim do movimento grevista. AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Iniciativa destacou o trabalho da delegada, Dra. ...
-
Evento ocorre na Estação Cultural, com a particip...
-
Audiência será realizada no Auditório da Unifal, ...
-
Formações nas áreas de saúde e tecnologia integra...
-
A iniciativa atraiu diferentes camadas da socieda...