Autor: Carlos Alberto - Data: 20/10/2016 08:19

Veja como foi a primeira noite do 4º Congresso Científico do Unifeg

Evento se estenderá até esta sexta-feira, com uma rica programação (Fotos e redação: Carlos Alberto / Entrevistas: Cleber Bizica / Edição: Waddy Carneiro)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Começou, nesta noite de quarta-feira, 19 de outubro, o 4º Congresso Científico do Unifeg, cujo objetivo é externar à sociedade, em geral, conhecimentos múltiplos, sobre ciências distintas, com ação plena por parte de dirigentes da instituição, corpo docente e principalmente a comunidade acadêmica. Com a abertura tendo ocorrido na Capela São José, que fica no interior do Centro Universitário, o evento registrou a participação de público expressivio, em sua estreia. Marcado para se estender até esta sexta-feira, 21 de outubro, o Congresso é aberto a todos os públicos e corresponderá a um “turbilhão” de informações, com vistas à promoção sócio-intelectual dos frequentadores.

Na primeira noite, o Congresso foi marcado pela solenidade de abertura, com os corais musicais Casa da Criança e FATI/Unifeg abrilhantando o ato inaugural, que teve a assessora de comunicação Elaine Garcia na condição de mestra de cerimônia e o pró-reitor acadêmico do Centro Universitário, professor doutor Antônio Carlos Pereira (Tataio), na Mesa Diretora, a qual ele dividiu com o coordenador do curso de Educação Física, professor doutor Autran José da Silva Júnior, a responsável pelo curso de Enfermagem, Solange Maria Ribeiro e o palestrante da noite, professor doutor Jorge Venâncio.

Logo mais, o professor Venâncio ministrou a palestra “O Sistema CONEP”, tendo falado para alunos de diferentes cursos, assim como docentes de área distintas. “Vamos apresentar como funciona o Sistema CONEP, que é feito por muitos comitês de ética espalhados por todo o Brasil para proteger as pessoas que participam em pesquisas, principalmente as clínicas, em todo o País. A ideia é apresentar os problemas, as dificuldades e o que está se fazendo para avançar e melhorar o funcionamento do Sistema”, comentou o especialista, cuja palestra foi muito bem recebida pelo público presente. “É importante porque é um novo método de ensino. Não é só dentro de sala de aula, mas sim palestras e exposições com uma didática nova”, comentou o aluno Júlio Ribeiro, do 8º período de Administração.

Ainda nesta primeira noite, alunos de vários cursos conduziram a apresentação de painéis científicos, no Complexo Poliesportivo Dr. Mário Dallora. “Muita gente não sabe o quão abrangente é a Publicidade, que é o curso que estou fazendo. E, então, nós temos a oportunidade de mostrar um projeto científico, no Congresso, para as pessoas saberem que há muito mais na Publicidade para se conhecer”, ressaltou a aluna Priscila , do 8º período do curso de Comunicação Social. “Para mim, participar é importante pelo fato de que depois me ajudará na vida profissional, como fisioterapeuta. Isto, sem falar que contará no meu currículo como pesquisador”, completou Jonas Francisco Marques, do curso de Fisioterapia.

Também para os professores, a primeira noite do Congresso foi muito bem recebida. Entre eles, o professor Egberto Pereira dos Reis comentou: “No mundo acadêmico, nas universidades, centros universitários e faculdades, é costume realizar o congresso. Qual é a finalidade do Congresso? É congregar os discentes, professores e acadêmicos, além de expor para as pessoas aquilo que está sendo pesquisado. Para que isto? É importante a pesquisa, pois é normalmente solitária, mas deve ser solidária no sentido de expor à academia e outros o que se está pesquisando.

Evidentemente satisfeito, o pró-reitor acadêmico, Tataio, complementou: “O Unifeg já está realizando seu 4º Congresso Científico e o objetivo é, realmente, transmitir mais conhecimentos a nossos discentes. Geralmente, são temas abrangentes e que podem vir a proporcionar um desenvolvimento maior a nossos alunos”, finalizou ele. Da programação, a iniciativa destacará a realização de palestras com especialistas em vários assuntos, além de exposições de trabalhos acadêmicos, feitos por estudantes, com orientação de seus professores. CLIQUE AQUI e confira toda a programação. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.