Autor: Carlos Alberto - Data: 23/02/2021 15:03

Novo comandante da PM de Guaxupé faz pronunciamento na Câmara Municipal

O capitão Salgado e os tenentes Pirrony e Wagner, no plenário da Câmara, pouco antes do pronunciamento do novo comandante da 79ª Cia. PMMG
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Novo comandante da PM de Guaxupé faz pronunciamento na Câmara Municipal

O Capitão Salgado, da 79ª Cia. PMMG, sediada em Guaxupé e responsável por oito municípios, usou a Tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 22 de fevereiro. Recém-empossado, o comandante apresentou-se aos vereadores e fez um relato detalhado sobre os resultados da atuação da PM no Município. Com números e estatísticas em mãos, o militar enfatizou a queda da criminalidade violenta de 2016 para cá.
Capitão Salgado falou no início da 2ª Sessão Ordinária da Câmara, quando mostrou que dos 263 crimes violentos registrados em 2016, o tipo de ocorrência caiu para 30 em 2020. "É uma redução significativa, que mostra que os militares estão trabalhando muito mesmo com a redução natural do efetivo. É uma redução expressiva de mais de 300%. Se compararmos 2019 com 2020, ocorre o mesmo, sendo que isto não foi construído de uma hora para outra, mas de um trabalho de vários anos, desde o comando do major Afrânio, depois com o capitão Volpin e, agora, estamos assumindo a responsabilidade de manter estes índices em baixa". (CONTINUE APÓS A PUBLICIDADE)

Mandados de prisão
Também dentro da linha de ação da PM guaxupeana, o cumprimento a mandados de prisão tem sido elencado como fundamental na contenção a eventuais crimes: Só em Guaxupé, no ano passado, foram cumpridos 289 mandados de prisão: "É a unidade que mais cumpre mandados de prisão na 18ª Região. Recentemente, foi destaque operacional inclusive por conta deste trabalho. E isto mostra ao bandido que a percepção criminal está acontecendo e ele sendo punido pelo que fez. É um trabalho que realizamos em parceria com o Judiciário, pois ninguém faz nada sozinho", disse o capitão Salgado.
O comandante da PM de Guaxupé detalhou, também em seu pronunciamento, a importância do dinamismo do trabalho da PM e dos demais órgãos públicos, assim como o apoio da própria comunidade: "Trabalhamos com o que chama-se "Triângulo de Análise do Crime", que consta de Ausência de vigilância, pré-disposição do autor e o comportamento da vítima contribuem para o acontecimento de crimes", explicou ele.

Patrulha da madrugada
No período noturno, enfatizou capitão Salgado, a PM local desenvolve um trabalho de prevenção com vistas a assegurar a tranquilidade da população de bem: "Enquanto os senhores e senhoras estão dormindo em seu sono tranquilo, temos a "Patrulha da Madrugada", onde o militar passa na residênica, observa sua casa e coloca, na caixa de Correios, uma notificação avisando que esteve no local. Isto, para aumentar a sensação de segurança", explicou.

Patrulha anti-sequestros
O comandante também detalhou sobre a "Patrulha Anti-Sequestros", que atua para frustrar crimes violentos ligados a instituições financeiras, como o popular "crime do sapatinho", que inclusive aconteceu em Muzambinho e Nova Resende nos últimos dias 4 e 8, com êxito da PM. "Vocês passaram por isto no ano passado e resultou no óbito do gerente do Banco do Brasil. É uma tragédia e, quando acontecem dois eventos destes em menos de cinco dias, o "alerta está ligado" mesmo que os resultados tenham sido positivos para nós, que prendemos os autores, recuperamos o dinheiro, recolhemos as armas de fogo e libertamos as vítimas", lembrou o policial, que citou a importância de protocolos preventivos para evitar ocorrências desta natureza. - AINDA em seu pronunciamento na Câmara, capitão Salgado colocou a corporação à disposição da população, sendo que você pode acessar a íntegra da participação do comandante à 2ª Sessão da Câmara clicando AQUI.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.