Autor: Aline - Data: 08/10/2025 10:15

Quatro cidades do Sul de Minas entram na nova "Lista Suja" do trabalho escravo

Região soma 38 empregadores denunciados por condições degradantes, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Quatro cidades do Sul de Minas entram na nova

Empregadores de São Sebastião do Paraíso, Delfinópolis, Cristais e Ibiraci foram incluídos na mais recente atualização da “Lista Suja” do trabalho análogo à escravidão, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A listagem reúne pessoas físicas e jurídicas responsabilizadas por manter trabalhadores em situações degradantes. Com os novos nomes, o Sul de Minas passa a concentrar 38 empregadores denunciados em 28 municípios, conforme levantamento regional. Minas Gerais é o estado com maior número de novas inclusões, somando 33 casos, entre 159 registros em todo o país.

As atividades mais frequentes nos novos casos são pecuária de corte, serviços domésticos, cultivo de café e construção civil. Segundo o MTE, entre 2020 e 2025, 1.530 trabalhadores foram resgatados em operações de fiscalização realizadas em diversas regiões do Brasil. A “Lista Suja” é atualizada a cada seis meses e os nomes permanecem no cadastro por dois anos, salvo decisão administrativa que determine a exclusão antecipada.

Antes da inclusão, os empregadores passam por processo administrativo e têm direito à ampla defesa. Estar na lista pode gerar restrições ao crédito bancário e impedir contratos com o poder público ou empresas que adotam políticas de responsabilidade social e trabalhista. Embora os nomes dos empregadores dos quatro municípios sulmineiros ainda não tenham sido divulgados, a presença da região na listagem reforça a importância de intensificar o combate ao trabalho escravo contemporâneo, especialmente em áreas rurais.

O MTE destaca que denúncias podem ser feitas de forma anônima e online por meio do Sistema Ipê, disponível no portal www.gov.br/trabalho-e-emprego. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.