Autor: Aline - Data: 21/08/2025 15:47
Prefeitura de Guaxupé participa da 13ª Conferência de Comissariado da Infância e Juventude





Nesta quarta-feira, 20 de agosto, representantes da Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Educação, participaram da 13ª Conferência dos Comissários da Infância e Juventude. O evento foi realizado pelo Juizado da Infância e da Juventude e contou com a presença de conselheiros tutelares, e as equipes do CRAS, CREAS, CMC.
A conferência teve como temas centrais “A tecnologia e a recompensa no cérebro” e “Sistema de assistência social em rede”, discutindo os desafios atuais e as estratégias de proteção às crianças e adolescentes. A abertura oficial aconteceu às 8h30 e foi conduzida pelo Juiz de Direito da Vara Cível da Infância e Juventude do TJMG, Dr. Milton Biagioni Furquim, ao lado da Vice-Prefeita e Secretária de Desenvolvimento Social de Guaxupé, Renata Fernandes, que realizaram o acolhimento das autoridades e convidados presentes. (Veja a publicidade da COOXUPÉ e continue a leitura em seguida)
Entre as autoridades convidadas, esteve presente também a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social de Betim, Cleusa Lara, que recebeu uma homenagem especial com a medalha e o diploma do mérito, em reconhecimento ao trabalho realizado em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Na sequência, a superintendente regional de ensino, Maísa Cláudia de Melo, ministrou uma palestra sobre cyberbullying, destacando os riscos e impactos desse fenômeno na vida dos jovens.
O evento também contou com a participação do Juiz de Direito Dr. Flávio Schmidt, que abordou os perigos da má utilização da tecnologia por crianças e adolescentes, trazendo reflexões sobre os riscos do ambiente digital. Já a assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Guaxupé, Bianka Herculano, apresentou uma explanação sobre o sistema de assistência social em rede, explicando o fluxograma da proteção assistencial e os mecanismos de apoio às crianças e adolescentes no Município.
Outro ponto relevante debatido foi a questão da adultização infantil, que vem preocupando especialistas e autoridades, além da discussão sobre uma nova legislação em tramitação que busca ampliar a proteção da infância e juventude no País. A 13ª Conferência mostrou a importância do trabalho em rede e da atualização constante de todos os agentes envolvidos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo uma atuação mais efetiva e integrada diante dos novos desafios sociais e tecnológicos.
O termo adultização infantil, ganhou destaque nas redes sociais, através do influenciador digital Felca, e está pautando a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, para a criação de uma lei que proteja as crianças de exposição na internet. Segundo a juíza Paula Afoncina Barros Ramalho, a "adultização infantil é a exposição de crianças e adolescentes a responsabilidades, comportamentos, conteúdos e hábitos inapropriados para a idade, pois [são] típicos do modo de vida adulto”. concluiu a magistrada. (Texto e foto: Ass. Com. Pref. GPE)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
A operação policial, que contou com sessenta pess...
-
Evento reuniu autoridades, profissionais da educa...
-
A conduta apurada pode configurar os crimes de es...
-
A colisão ocorreu nesta manhã, tendo deixado víti...
-
O suspeito foi localizado na Praça da Rodoviária ...