Autor: Aline - Data: 21/05/2025 21:46
MAIO LARANJA: Guaxupé coloca em prática ampla estratégia de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes





Autoridades políticas, civis e militares, gestores públicos, servidores e especialistas, em geral, participaram, nesta segunda-feira, 19 de maio, na sede do Poder Executivo de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, da assinatura de documento que oficializou importante estratégia interpoderes, voltada à proteção de menores vítimas de violência. Com base na campanha nacional "Maio Laranja: de combate à exploração sexual infanto-juvenil", a iniciativa resultou na criação de um Comitê Municipal de Proteção da Criança e do Adolescente, em atendimento à Lei Federal nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantias de direitos das vítimas ou testemunhas de violência.
A oficialização do serviço ocorreu em cerimônia no Paço Municipal Dr. Luiz Vicente Calicchio, onde representantes do governo local receberam vereadores, membros do Poder Judiciário, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, das polícias Civil, Militar e Penal, a Guarda Civil Municipal, Santa Casa, secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação; ONGs, entidades de acolhimento e proteção a jovens em situação de vulnerabilidade, entre outros.
Representado por um amplo fluxograma, o formato da referida rede de proteção vai ao encontro de técnicas que evitem a exposição e a chamada revitimização das crianças e adolescentes que tenham passado por experiências traumáticas. "É momento histórico para a cidade, que passa a contar com um protocolo padronizado e intersetorial de atendimento. O fluxograma tem como principal objetivo garantir um acolhimento humanizado, ágil e eficiente, evitando a revitimização das crianças e adolescentes e promovendo a responsabilização dos agressores", informou a comunicação social da Prefeitura.
De acordo com o combinado, a partir de agora está criado o Comitê Municipal de Proteção a Criança e Adolescente, por meio do qual as ações de combate a todo e qualquer ato de exploração sexual contra menores de idade serão intensificadas, com o apoio de todos os poderes constituídos (por estes dias, inclusive, palestras, dinâmicas em escolas e outros locais têm resultado no crescimento de denúncias e na efetivação de ações eficazes pela cidade).
NA CÂMARA: Naquela mesma segunda-feira, na Câmara Municipal, vereadores realizaram a 16ª Sessão Ordinária trajando a camiseta-tema da campanha "Maio Laranja: de combate à exploração sexual infanto-juvenil", numa oferta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Por esses dias, conforme divulgado ainda naquela solenidade na sede do Executivo, estão programados eventos variados, passeatas, manifestos, palestras e outras iniciativas para fortalecer a campanha nacional, viabilizar ambientes saudáveis às crianças e adolescentes e tornar Guaxupé mais seguro e promissor a todos. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Os itens foram apreendidos durante o cumprimento ...
-
Comitê com autoridades civis e militares, órgãos ...
-
De acordo com informações da Polícia Militar, a v...
-
Segundo as primeiras informações, havia 46 pessoa...
-
A ação de combate ao crime ocorreu durante operaç...