Autor: Jackeline - Data: 24/08/2021 11:11

Operação Maria da Penha combate violência doméstica em todo o estado

Atividades foram coordenadas pela Sejusp e integradas com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Penitenciário de Minas Gerais e Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Operação Maria da Penha combate violência doméstica em todo o estado

Nesta segunda-feira 23 de agosto, aconteceu uma operação de combate à violência e prevenção ao feminicídio. Foram desenvolvidas ações em Belo Horizonte e nas 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado.
As atividades foram realizadas de forma integrada com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec). A coodernação ficou por parte da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Públca (Sejusp)

Operação

 

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão pela Polícia Civil nas 19 Risps, além de medidas protetivas de urgência. O lançamento da operação na Praça da Estação contou com a presença do secretário da Sejusp, Rogério Greco, e do chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva.

 

“É preciso mudar a cultura da violência. Por isso, além dos cumprimentos de mandados, estamos realizando campanhas de conscientização com as mulheres em todo o estado. Todas as delegacias regionais da Polícia Civil têm uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. E seguimos realizando treinamentos constantemente para estarmos cada vez mais capacitados para esse tipo de atendimento", frisa o chefe da PCMG.

 

"Estamos focando nas ações de prevenção com as visitas tranquilizadoras, por meio de um cronograma em parceria com a Polícia Civil, em que realizamos visitas a mulheres que já foram vítimas de violência em algum momento da vida. Há também as campanhas orientando a mulher: caso sofra qualquer tipo de violência, que ela busque um dos órgãos para que, de maneira proativa, possamos impedir essa violência", destaca o coronel. "Qualquer policial militar, policial civil, qualquer base de segurança comunitária, qualquer quartel ou delegacia estão preparados para receber e acolher essa mulher", completa.

 

Prevenção

 

A Política de Prevenção Social à Criminalidade conta com dois programas que têm atuação específica no enfretamento à violência contra a mulher: o Programa Mediação de Conflitos, que atende mulheres vítimas de violência, dando suporte para que elas consigam romper com o ciclo de violência; e a Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), que trabalha com a responsabilização dos homens que estão respondendo pela Lei Maria da Penha.

 

Para a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Andreza Gomes, também presente no lançamento da operação, é necessária a divulgação de que existem serviços de segurança pública disponíveis para atender as mulheres e responsabilizar os homens.

 

"Estamos realizando diversas ações preventivas, como palestras, lives e distribuição de material informativo para que essas mulheres compreendam o que é uma violência, onde denunciar, onde pedir ajuda. E também ações repressivas, com cumprimento de mandados de busca e apreensão para recolher principalmente armas de fogo que são utilizadas na ameaça contra essas mulheres, assim como cumprimentos de mandados de prisão de autores relacionados à violência doméstica e familiar", detalha. "É um mês que voltamos ainda mais as atenções para o combate à violência doméstica. Hoje é o Dia D, mas vamos continuar empreendendo esforços para responsabilização desses agressores e proteção dessas mulheres”, acrescenta.

 

 

Memória

 

Lilian Hemógenes da Silva, 44 anos, foi morta a mando do ex-marido no dia 23 de agosto de 2016, em Contagem, quando saía de casa para trabalhar na Promotoria de Defesa do Direito das Mulheres do Ministério Público de Minas Gerais. A data do crime foi escolhida, posteriormente, como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído por meio da Lei 23.144, de dezembro de 2018, como símbolo de luta pela vida das mulheres.

 

A operação Maria da Penha é mais uma iniciativa das Forças de Segurança de Minas Gerais para que não haja mais mulheres vítimas desse tipo de crime.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.