Autor: Carlos Alberto - Data: 11/06/2021 13:37

Sem vagas na região, doentes com Covid-19 são enviados a UTIs de cidades distantes

A chefe do Pronto Atendimento Municipal em Guaranésia, Nadine Oliveira, informou ao repórter Carlos Alberto, do JOGO SÉRIO, sobre o colapso da Saúde no Sul e Sudoeste mineiros
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Sem vagas na região, doentes com Covid-19 são enviados a UTIs de cidades distantes

A situação da Saúde (pública e privada) no Sul e Sudoeste de Minas Gerais encontra-se extremamente complicada. Com novos casos de Covid-19 diariamente, vacinação em ritmo lento (pela carência de imunizantes), falta de leitos em hospitais, insumos e até de funcionários, instituições que atuam na chamada "linha de frente" do enfrentamento à pandemia admitem o colapso já aguardado há algum tempo. Nesta sexta-feira, por exemplo, o Jornal JOGO SÉRIO acompanhou a remoção de uma guaranesiana de apenas 43 anos de idade (com comorbidades), a qual aguardava vaga em Unidade de Terapia Intensiva já há três dias, tendo conseguido a transferência somente hoje, para Itanhandu, a cerca de trezentos quilômetros do município onde ela mora.
Sem estrutura para manter UTIs em seus hospitais, cidades do Sudoeste mineiro utilizam os serviços da Santa Casa de Guaxupé. Porém, o local encontra-se com mais de 100% de lotação. "Essa paciente estava aguardando vaga em leito de UTI há três dias e conseguimos a remoção somente hoje. Aqui no Pronto Atendimento há ainda um paciente de 46 anos aguardando leito de UTI e não temos vaga para ele, além de uma senhora, também a espera de leito clínico. Para os dois, infelizmente, por enquanto não há vagas", informou Nadine Copertino de Oliveira, chefe do Pronto Atendimento Municipal guaranesiano.

Consumo recorde de oxigênio:
Ainda sobre a falta de vagas principalmente nas UTIs, Nadine externou que o trabalho tem sido incessante: "Há mais de uma semana Guaxupé não recebe mais nenhum paciente nosso nem para leito clínico ou UTI. Eles estão lotados lá também e, enfim, o sistema de Saúde está em colapso. Estamos num momento de muito trabalho, dificuldades, toda a equipe empenhada", disse ela, que complementou:"A quantidade de oxigênio que, geralmente, consumiríamos aqui em quatro meses, está sendo usada em apenas vinte e quatro horas. Acabamos de enviar um caminhão vazio para Poços de Caldas para reabastecer os cilindros, pois o consumo de oxigênio está sendo exorbitante".

Já colapsou!!!
Ciente de que os problemas poderão ficar ainda maiores, já que os novos casos aumentam diariamente e as vagas diminuem numa velocidade ainda maior, Nadine apelou à população: "Por favor, não se aglomerem, pois agora não é momento para isso. A situação está muito crítica, nossa equipe está sobrecarregada, com todos exaustos. Por isso, precisamos do apoio da população", finalizou a chefa do Pronto Atendimento Municipal de Guaranésia. - CLIQUE AQUI e veja a íntegra da entrevista feita pelo repórter Carlos Alberto, do JOGO SÉRIO, com Nadine Oliveira. - SE VOCÊ deseja receber os conteúdos do Jornal em seu whatsapp, clique AQUI. - VEJA, LOGO mais, no www.jornaljogoserio.com.br, outras informações sobre o enfrentamento ao vírus na região.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.