Autor: Carlos Alberto - Data: 31/03/2021 14:13

Leitos da "UTI-Covid-19" foram ampliados em Guaxupé, mas a situação continua crítica

A diretora técnica da Santa Casa, dra. Salma, na foto com o repórter Carlos Alberto, do JOGO SÉRIO, revelou o clima de tristeza entre os funcionários: "Principalmente agora, quando uma colega de trabalho nossa encontra-se na UTI, com Covid-19, e isto mexeu ainda mais com o emocional de todos"
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Leitos da

A Santa Casa de Guaxupé teve ampliado o número de leitos de sua Unidade de Terapia Intensiva - exclusiva para tratamento a pacientes com Covid-19. Conforme apurado, eram quatorze vagas SUS e, agora, são dezessete, as quais somam-se a três outras, dedicadas a convênios privados. Apesar disto, a situação no local continua crítica, com a taxa de ocupação em 114% nesta tarde de terça-feira, 30 de março. Na manhã de hoje, o repórter Carlos Alberto entrevistou a diretora técnica do local, dra. Salma Regina Gallate. Taxativa, ela detalhou a situação do Hospital, onde o avanço do vírus tem resultado num verdadeiro colápso, com a tendência de piora grande.

Os leitos da "UTI Covid-19 GPE" foram acrescidos por meio de um trabalho conjunto entre a administração do Hospital, a Secretaria Municipal de Saúde em Guaxupé e prefeituras de Guaranésia e São Pedro da União. "No início, eram sete leitos de "UTI Covid", depois passamos para nove e chegou-se a quatorze. Agora, mais seis leitos, totalizando vinte", detalhou dra. Salma. "A UTI geral foi fechada, mas a necessidade da região fez com que reabríssemos com quatro leitos e, depois com sete até chegarmos em nove para a UTI geral", acrescentou a médica.
Apesar da ampliação, a Santa Casa continua em situação complicada no que diz respeito à estrutura: "A situação é extremamente crítica! Hoje, só vão para a UTI os pacientes com falência respiratória mesmo. São pacientes entubados, todos com necessidade de ventilação mecânica, monitoramento, tratamento intensivo com médicos, técnicos em Enfermagem, fisioterapeutas vinte e quatro horas de plantão. Faltam profissionais por esgotamento, cansaço e por conta da própria ampliação dos leitos assistenciais", estampou dra. Salma.

FUNCIONÁRIA ENTUBADA
Num dos momentos mais difíceis desde o início da pandemia, há cerca de um ano, os dias atuais têm sido extremamente conturbados no Hospital. Isto, porque além dos óbitos quase diários por conta da Covid-19, nesta semana uma enfermeira muito estimada entre os trabalhadores foi entubada com Coronavírus (o filho dela também está internado com a doença): "Infelizmente, é verdade. Uma funcionária da "casa", que é muito querida, está internada e isso mexeu ainda mais com o emocional de toda a equipe, o qual já vem bastante abalado. É, portanto, um momento de bastante sofrimento para todos nós. Ela está sob ventilação mecânica, mas com parâmetros melhores e, enfim, nossa esperança é de que ela saia muito bem disto", revelou dra. Salma.

CONTRATANDO!!!
Com a transmissão do vírus bastante ativa e a necessidade cada dia maior dos serviços de Saúde, o Hospital tem encontrado extrema dificuldade em manter o quadro pessoal. São funcionários atuando em turnos continuados, outros licenciando-se por doenças, abalos emocionais, entre outros motivos. "Precisamos de médicos, técnicos de Enfermagem e outros para ampliarmos as equipes assistenciais. Então, fazemos um apelo a você, recém-formado ou que já tenha se formado há algum tempo: não tenha medo, pois lhe daremos todo o amparo possível para que você venha nos auxiliar, que ingresse nesta profissão e cuide das pessoas. É urgente!", solicitou a diretora técnica.

FAIXA ETÁRIA CADA VEZ MENOR
Ainda sobre o avanço de casos positivos de Covid-19 entre guaxupeanos, o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde deu conta de que 2.891 moradores locais já foram infectados desde o início do ano passado, com 48 mortes ocorridas (vale lembrar que o número de óbitos no Hospital é bem maior, levando-se em conta de que pacientes de várias cidades são tratados no local). E, diferente do início da crise, os internamentos não tratam mais apenas de idosos: "Não são mais apenas os idosos e pessoas com comorbidades! Temos, hoje, pessoas de 28 anos de idade e que estão internadas. Infelizmente, recebemos até bebê de dois dias com síndrome respiratória e teste positivo para Covid-19. Então, gente, é muito mais grave do que pensamos. Talvez, os idosos estejam até um pouco mais protegidos por questão da vacina. Então, que os adultos jovens tenham todos os cuidados de prevenção", recomentou dra. Salma.

"NÃO EXISTE TRATAMENTO PRECOCE"
Ainda durante a entrevista, dra. Salma advertiu autoridades políticas guaxupeanas que, por estes dias, têm incentivado os tratamentos precoces por meio de medicamentos já utilizados em outros municípios. Segundo dra. Salma, a proposta foi repudiada pela classe médica local, que adverte a população de que as orientações devem partir exclusivamente dos especialistas: "Não existe "kit de prevenção", tratamento precoce e nada disto. Eu peço para as autoridades de nossa cidade escutarem os técnicos, pois vocês têm a responsabilidade de dar o bom exemplo à comunidade! São formadores de opinião e, então, formem as opiniões corretas. Ouçam, primeiro, os técnicos e não gastem o dinheiro público com viagens. Tudo, hoje em dia, é online e agora não é hora de viajar. Enfim, o dinheiro público deve ser usado com muita responsabilidade, pois faltam medicamentos, aparelhos, dinheiro para pagar os profissionais de Saúde, exames, vacina. Então, direcionemos o dinheiro público para o que se faz urgente e necessário. Fica, aqui, meu apelo para que acreditem nos médicos, de que não existe outra prevenção além do uso de máscara, álcool em gel, isolamento de pacientes contaminados e o distanciamento social", concluiu dra. Salma, cuja íntegra da entrevista está disponível neste CLIQUE AQUI.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.