Autor: Carlos Alberto - Data: 18/01/2021 12:57

Internações que não sejam "Covid-19" estão suspensas por 15 dias no Hospital de Guaxupé

A diretora clínica do Hospital, dra. Salma, fala com o repórter Carlos Alberto, do JOGO SÉRIO, nesta manhã de segunda-feira, na Santa Casa guaxupeana
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Internações que não sejam

As internações de pacientes que não forem por Covid-19 ficarão suspensas pelos próximos quinze dias no Hospital de Guaxupé. A informação foi transmitida nesta manhã de segunda-feira, 18 de janeiro, pela diretora técnica do local, dra. Salma Regina Gallate. Conforme apurado pelo Jornal JOGO SÉRIO, a decisão teve consequência na falta de material humano, haja vista a quantidade de funcionários da Santa Casa afastados por contaminação do Coronavírus e outros problemas.
"Tivemos de suspender os atendimentos e internações não Covid-19 principalmente na ala da clínica médica para oferecermos um atendimento mais responsável e eficaz aos pacientes já internados e aqueles das UTIs", informou dra. Salma, que justificou: "Isto é pelo aumento de pacientes contaminados, sendo que alguns desenvolveram a doença de maneira mais agressiva e atingiram também uma grande parte dos nossos funcionários, os quais estão afastados por terem sido contaminados. Todos passam muito bem, mas precisam ficar em isolamento. Portanto, esse é o motivo da suspensão das internações", detalhou a médica.
Conforme dra. Salma, a suspensão dos procedimentos considerados habituais faz parte de um protocolo adotado ainda no início da pandemia: "Chegamos a 100% de ocupação no nosso Hospital! Portanto, já existem hospitais credenciados na região para receberem os pacientes "não covid". O sistema de regulação de leitos do Estado já está informado e não existe nada sendo feito de maneira irresponsável. Os pacientes receberão atendimento no Pronto Socorro e aguardarão a vagas", informou a diretora tecnica, que frisou: "Isso não vale para as gestantes! São alas diferentes e a deficiência de contingente está mais na UTI e na ala clínica médica", esclareceu a dirigente.

Falta gente...
A Santa Casa, conforme a direção, mantém admissões de funcionários desde o início da pandemia, mas nem isto está sendo suficiente para manter o quadro completo: "A grande dificuldade, desde o início da pandemia, são os afastamentos de funcionários por doença e outros motivos. Fizemos vários editais convocando principalmente técnicos e enfermeiros, mas a procura por este serviço agora é muito pequena", disse dra. Salma, que complementou, a respeito dos problemas de mão-deo-obra: "Somos humanos e estamos expostos. Por isto, a proteção é importante. Veja bem: embora tenhamos muitos funcionários contaminados, vários ainda não pegaram Covid-19 e isto quer dizer que os cuidados devem continuar para evitarmos a transmissão e ainda um problema maior no tocante à carência no quadro pessoal".

Vacina
Evidentemente feliz com a aprovação de vacinas que combatem o vírus, dra. Salma enfatizou: "Essa "luz no fim do túnel" ocorre num tempo muito hábil, pois as previsões mais otimistas aguardavam a vacina para o 2º semestre de 2021. Mas, é importante saber que os cuidados devem continuar mesmo após a vacinação, que será feita em duas doses, com diferença de quinze dias de uma para a outra. Porém, estaremos em contato com pessoas ainda não vacinadas, além de que prevejo que em um ou dois anos estaremos mais seguros. É claro que a vacina trará muita tranquilidade, mas não é a cura e sim um medicamento que vai prevenir as infecções", concluiu dra. Salma. CLIQUE AQUI e assista vídeo-entrevista feita pelo repórter Carlos Alberto, do Jornal JOGO SÉRIO, com a referida diretora técnica do Hospital. Aguarde, para logo mais, outras informações relativas ao enfrentamento do Coronavírus na cidade e região.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.