Autor: Aline - Data: 21/09/2026 13:44
Desesperada, família pede ajuda para transferir paciente internada em UTI da Santa Casa de Guaxupé
Uma família de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, mobiliza as redes sociais desde o fim de semana, na busca de ajuda para conseguir a transferência de Samantha Santos de Lacerda, de 32 anos, atualmente internada na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa local. Portadora de doenças reumatológicas, ela teve uma complicação pulmonar e foi acometida por bactéria, sendo que depende urgentemente da transferência para se recuperar. - CONTINUE A leitura após a publicidade.
Segundo informações repassadas pela família, Samantha é acompanhada desde os cinco anos de idade pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), onde realiza tratamento na área de reumatologia para granulomatose com poliangiite (GPA), uma doença rara que provoca inflamação dos vasos sanguíneos e pode comprometer diferentes órgãos, inclusive o sistema respiratório. O Ministério da Saúde destaca que pacientes com formas graves da doença necessitam de acompanhamento rigoroso e especializado.
Ainda segundo apurado pelo Jornal JOGO SÉRIO, houve tentativa de contato com o HC por vias informais, mas a informação recebida foi de que não haveria vaga disponível naquele momento e que os procedimentos para uma eventual transferência deveriam ser tratados entre as instituições de saúde (o caso também envolve a questão da regulação entre os sistemas de saúde dos dois estados). A família relata dificuldades para fazer avançar o processo, uma vez que Minas Gerais e São Paulo possuem fluxos próprios de regulação. Sendo assim, o próprio HC-FMUSP informa que integra a rede SUS e atua como instituição de alta complexidade e referência para pacientes que necessitam de atendimento especializado.
Numa luta contra o tempo, os parentes pedem que as autoridades de saúde e os serviços responsáveis pela regulação avaliem o caso com urgência, considerando o histórico médico da paciente, seu acompanhamento no Hospital das Clínicas e o atual quadro de internação em UTI. Acionado, o repórter e vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, tenta mobilizar políticos em níveis estadual e federal, a fim de ajudarem na causa urgente (outros vereadores também contatam seus parceiros políticos para auxiliarem). No Hospital de Guaxupé, uma nota oficial (veja na parte de fotos desta matéria) dá conta de que todos os esforços estão sendo empreendidos. Também na Saúde Pública local um trabalho de apoio tem sido realizado, mas até o encerramento desta edição não havia notícias sobre a transferência da paciente. CLIQUE AQUI e veja vídeo com apelo, feito pela irmã da paciente. - AJUDE O jornal que lhe informa a todo instante e faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66 - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Desesperada, família pede ajuda para transferir paciente internada em...
Samantha está internada na UTI da Santa Casa de G...
-
ATENÇÃO: Campanha de ajuda para criança doente em Guaxupé não passa d...
Levantamento do JOGO SÉRIO encontra relatos prati...
-
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de enxaqueca
Aquipta atua no bloqueio da transmissão da dor
-
Guaxupeana conta com a comunidade para participar de congresso na Fin...
A técnica em Enfermagem Laís foi recebida pelo re...
-
Carreta do Ministério da Saúde começa a atender mulheres em Guaxupé n...
Unidade móvel ficará aproximadamente trinta dias ...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



