Autor: Carlos Alberto - Data: 21/02/2026 13:59

Empossado o novo Conselho Municipal de Saúde de Guaxupé

Membros titulares e suplentes reuniram-se pela primeira vez após vencerem a eleição
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, foram eleitos nesta tarde de sexta-feira, 20 de fevereiro, em cerimônia ocorrida no auditório da Secretaria de Educação local. Eleitos para um mandato de dois anos, os integrantes terão a função de fiscalizar as políticas públicas desenvolvidas no Município e assegurar que principalmente os cidadãos mais vulneráveis, do ponto de vista social, obtenham acesso ao Sistema Único de Saúde. - CONTINUE A leitura após a publicidade!!!

A solenidade foi conduzida pela presidente em final de mandato, Ester Mesquita Trevisan, com o apoio da secretária municipal de Saúde, Daniela Bettelli Lutf. Além delas, o prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, que é popularmente conhecido como Jarbinhas, fez um pronunciamento aos presentes. Cada qual a sua maneira, os três enfatizaram a importância da união de forças entre a sociedade civil, especialistas em Saúde e o poder público. “Vocês terão um compromisso muito grande em suas vidas a partir de agora e espero que estejam preparados para se doarem à Saúde de Guaxupé”, declarou Ester, que tem vinte e quatro anos de experiência no Conselho. “Hoje é um momento extremamente importante, pois concretizamos a posse dos conselheiros, que têm fala deliberativa dentro da Saúde. É um movimento democrático”, participou a gestora Daniela Bettelli. “Muito fizemos pela Saúde em 2025, no meu primeiro ano deste mandato. E estou certo de que muito faremos nos próximos anos, sendo que contamos com a força de vocês, conselheiros, a quem eu presto minhas homenagens pela disposição em lutar por melhores políticas públicas de Saúde junto conosco”, complementou o Prefeito.

Entre os conselheiros, o senso de participação era visível na cerimônia de posse: “Nosso papel será fiscalizar os recursos e cobrar, tentando com que os pedidos da população sejam atendidos cada vez mais”, manifestou-se Fabrício Augusto Alves, da comunidade terapêutica Libertos para Libertar. “Muito importante nos colocarmos como ponte, pois a população tem uma série de demandas e, às vezes, não chega tudo ao gestor, que quer fazer um bom trabalho, mas é preciso esse elo entre a comunidade e a gestão”, enfatizou o médico e ativista político, Dr. Éverton de Lima Oliveira. “Estou muito feliz pelo dia de hoje, em que estou representando as pessoas com fibromialgia. Porém, lutarei por toda a população e não só a causa que defendo”, completou Tatiane Anunciata Crispin, fundadora do grupo “Mulheres de Fibra”, para debater os problemas e buscar apoio a quem sofre com a fibromialgia.

TODOS ELES: Entre os conselheiros titulares e suplentes foram eleitos Daniela Bettelli Lutf, João Carneiro da Silva Neto, Bianka Roberta Vasconcelos Herculano e Maria Amélia Stempnewisky Ricciardi (pela gestão pública municipal); Flávio Cláudio César, Camila Cristina Paiva Paulino, Bheron Galileu Moraes Franco e Dalila Souza Ilídio Franco (pelos prestadores de serviços); Sinhara Aparecida Dias, Poliara Dias Donizeti, Mariane Herédia, Débora Cristina Prudêncio Silva, Jurema Cristina dos Santos, Layssa Teixeira Carvalho, Rodrigo Rocha Batista e Lucymar Tonini Viana (trabalhadores em Saúde); Ester Mesquita Trevisan, Margaret Suzi Ribeiro, Éverton de Lima Oliveira, Helainy Cristina da Silveira, Maria Amélia Ferreira Augusto, Luciene Aparecida de Souza, Maria Antonieta Jaber Rapouso, Maria Aparecida Sandroni da Silva, Tatiane Anunciata Crispin, Renata Elfrida Paula Lima Rocha Bonfim, Antônio Silveira Ribeiro, Rosângela Arantes Jaber, Fabrício Augusto Alves, Daniela Luz de Souza Silva e Márcio Luiz Vilas Boas (pelos usuários do SUS).

Após a solenidade de posse, os conselheiros voltarão a se reunir nos próximos dias, a fim de votarem a composição da diretoria e tomarem as primeiras providências com relação ao trabalho que iniciam. De acordo com o regulamento, o Conselho Municipal de Saúde terá mandato de vinte e quatro meses. Durante esse período, o órgão colegiado em questão acompanhará todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde, votará projetos, repasses de recursos, incentivará a adoção de novas políticas públicas e atuará, dentro da legalidade, em favor da população. Atento aos principais acontecimentos pertinentes à população regional, o repórter e vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, registrou a íntegra do ocorrido, sendo que você confere as fotos AQUI. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.