Autor: Bia do Jornal JOGO SÉRIO - Data: 26/09/2025 15:36

Santa Casa de Passos realiza ação especial no Dia Nacional da Doação de Órgãos

Evento "Abraço pela Vida" destacou histórias de pacientes transplantados e reforçou a importância da solidariedade das famílias doadoras
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Santa Casa de Passos realiza ação especial no Dia Nacional da Doação de Órgãos

A Santa Casa de Misericórdia de Passos promoveu, nesta sexta-feira (26), uma programação especial em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. A iniciativa, intitulada “Abraço pela Vida”, foi organizada pela CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), em parceria com o Setor de Transplante Renal da instituição.

O evento reuniu equipes multiprofissionais, pacientes transplantados e familiares em um gesto simbólico de união e reconhecimento à importância da doação de órgãos. A edição deste ano trouxe como eixo central o tema “Agradeço o seu sim que me deu a chance de um novo amanhã”, reforçando o impacto transformador da decisão das famílias doadoras.

De forma inédita, a campanha de 2025 deu voz aos próprios pacientes que passaram por transplantes, permitindo que compartilhassem suas histórias de superação. Para Marina Queiroz, responsável pela área de Experiência do Paciente e integrante da comissão organizadora, o diferencial foi justamente o protagonismo dado aos receptores: “O foco da campanha foi diferente. Trouxemos nossos pacientes para contar sua própria experiência e mostrar o quanto a decisão de uma família pode transformar a vida de outra pessoa”.

O simbolismo do “Abraço pela Vida” reforçou a gratidão da Santa Casa às famílias doadoras e a celebração de cada vida transformada. Para Cláudio Melo, enfermeiro do Setor de Transplante, o momento foi marcado pela emoção: “Cada abraço representou a esperança de quem recebeu uma nova chance de viver e a generosidade de quem permitiu que isso fosse possível”.

Além do ato simbólico, a Santa Casa, por meio da CIHDOTT, promoveu durante todo o mês de setembro atividades de educação continuada e ações de sensibilização em parceria com a Faculdade Atenas Passos e a Faculdade de Enfermagem, ampliando a conscientização sobre a doação de órgãos entre profissionais de saúde, estudantes e comunidade. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.