Autor: Aline - Data: 04/08/2025 09:46

Presidente da Apae de Guaxupé nega que mudança na equipe do SERDI impactará negativamente no atendimento público

O repórter e vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, atendeu pedidos de familiares de pacientes e foi até a Apae saber sobre o serviço de assistência múltipla em saúde, que ocorre por meio de uma parceria com o SUS
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, Cláudio Cordeiro, recebeu o repórter e vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, na sede da instituição, por esses dias, para tratar sobre a mudança no quadro pessoal do Serviço Especializado de Reabilitação da Deficiência Intelectual / Transtorno do Espectro Autista. Conforme ocorrido, houve o desligamento do neurologista, Dr. Fabiano de Melo Peixoto, que era muito demandado por familiares de pacientes, os quais manifestaram a preocupação por conta da saída do especialista.
“Não há problema algum! A troca do neuro, Dr. Fabiano, um excelente profissional que tanto nos ajudou na Apae, foi consequência de incompatibilidade de horário em função de muitas demandas do médico. Então, procuramos não somente substituí-lo, mas dar um bom atendimento a nossos usuários. Por isso, traremos a Dra. Letícia, que atenderá semanalmente, diferente do Dr. Fabiano, que atendia quinzenalmente. Então, vamos dobrar o atendimento”, declarou Cláudio, ao ser indagado por Carlão a respeito da demissão de Dr. Fabiano (o médico, diga-se de passagem, estava há meses sem receber seu salário, mas o presidente garante que tudo não passou de um equívoco interno e já foi solucionado. Esse episódio, garante Cordeiro, não foi o motivo da saída de Dr. Fabiano, com o qual o Jornal ainda não teve acesso, mas lhe procurará por esses dias).
Agora, conforme apurado, o SERDI de Guaxupé ficará, por enquanto, sem o especialista em neurologia. Porém, a direção da Apae efetivou a contratação da clínica geral, especializada em saúde mental, Dra. Letícia de Melo Santos (já conhecida dos guaxupeanos pelo trabalho realizado no CAPS). “Consultamos as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, pois há uma deliberação que permite a contratação de uma clínica geral especializada em saúde mental, a fim de fazer os laudos e dar o atendimento necessário”, explicou o presidente, munido da Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.868, de 6 de setembro de 2024, onde atesta que “a equipe mínima do SERDI deve se compor por um neurologista, o qual pode ser substituído por clínico geral, pediatra o psiquiatra; além de psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social e profissional eletivo.
Questionado se haverá ou não impacto negativo aos atendimentos do SERDI de Guaxupé por conta da falta do neurologista, o presidente Cláudio respondeu: “Temos um clínico geral para ajudar nos atendimentos, receituários e consultas médicas. Estamos ampliando nossos trabalhos sempre pensando nos nossos usuários. Não haverá impacto negativo algum! Só benefícios! Tem até um boato na cidade de que acabaríamos com o SERDI, mas isso é mentira! Nunca faremos isso! Se eu tiver de sair da Apae, eu saio, mas o SERDI não! O propósito é melhorar a instituição, mas quando se coloca algumas regras, acaba incomodando algumas pessoas. Mas, se não tiver o espírito apaiano, se não tiver a Apae não coração, aqui não é lugar para ficar. Então, estamos aqui com muita responsabilidade, pois o dinheiro é público e temos de usar com responsabilidade”, disparou Cordeiro.
Com filas de espera para praticamente todas as especialidades ofertadas pelo SERDI, o dirigente da Apae de Guaxupé garante que a equipe será reforçada: “Estamos implantando um sistema coletivo, onde várias crianças são atendidas pelos nossos profissionais, o que será até melhor. E teremos ainda duas fonoaudiólogas, além de estarmos trabalhando para aumentar mais o número de profissionais, pois nosso propósito é zera as filas. A secretária de Saúde, Daniela, nos ajuda muito, está sempre nos cobrando e, enfim, a gente consulta para não errarmos. Então, essas terapias coletivas serão muito boas para conseguirmos laudos mais precisos e, enfim, é só avanço”, finalizou o presidente, que adiantou uma possível novidade: “Venham nos ajudar e, se Deus quiser, logo teremos um psiquiatra voluntário para nos fortalecer”.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.