Autor: Aline - Data: 01/08/2025 20:42
Com a UTI colapsada, Santa Casa de Guaxupé tenta transferir pacientes graves em meio a momento de turbulência





A Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, encontra-se extremamente colapsada nesta noite de sexta-feira, 1º de agosto. Com os dez leitos ocupados, o Hospital mantém pacientes na enfermaria, entubados, por conta da falta de vagas em setores mais apropriados. Em meio ao transtorno, a entidade depara ainda com as recusas das cidades onde tenta transferir casos mais graves, via SUS Fácil. Contudo, situações semelhantes ocorrem também em outras localidades, o que torna a circuntância ainda mais alarmante.
"Meu sogro está com muita água no pulmão, dependente da UTI urgente, mas não conseguimos vaga até agora", narrou uma acompanhante de idoso que respira, inclusive, por ventilação mecânica, enquanto aguarda leito. "Estamos todos trabalhando para conseguir as transferências, mas está muito difícil. Precisamos da compreensão das famílias e estamos tratando os pacientes conforme possível", relatou membro da direção da Santa Casa, onde foi anunciado, há pouco, a chegada de mais um paciente, com trauma grave, via Vaga Zero (o que complicará ainda mais a situação).
Com as equipes da Santa Casa em insistência com a Regulação, em Alfenas, os trabalhos emergenciais ocorrem, já também com outras alas apresentando falta de vagas (até no Pronto Socorro a movimentação de pacientes estava intensa no final desta tarde). Veja, logo mais, dados atualizados a respeito das condições extremamente preocupantes pelas quais passam, já há algum tempo, os pacientes, seus familiares e profissionais do Hospital guaxupeano.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
De acordo com a direção do Hospital, não há um só...
-
Interessados em participar devem entrar em contat...
-
Maria Cecília, de 7 anos, enfrenta sequelas grave...
-
Aberto a todos os públicos, evento será destinado...
-
Dany Martins comercializará as peças a preços sim...