Autor: Aline - Data: 20/05/2025 10:29

Brasil enfrenta surto de gripe aviária com medidas rigorosas de contenção

O Ministério da Agricultura reforça a importância de medidas de biossegurança em granjas e orienta que qualquer suspeita de infecção seja comunicada imediatamente às autoridades sanitárias
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Brasil enfrenta surto de gripe aviária com medidas rigorosas de contenção

O Brasil confirmou seu primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, Rio Grande do Sul, marcando uma nova fase na presença do vírus H5N1 no país. Anteriormente, o vírus havia sido identificado apenas em aves silvestres e criações domésticas de subsistência.

Em resposta, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) implementou um plano de contenção que prevê a erradicação do foco em aproximadamente 28 dias, contados a partir de 15 de maio. As medidas incluem o isolamento da propriedade afetada, abate das aves, destruição de ovos para incubação e uma emergência sanitária decretada por 60 dias.

Além do caso em Montenegro, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo investiga amostras de pelo menos 12 aves em quatro estados: Ceará, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As investigações são resultado de um reforço nas blitze sanitárias após a confirmação do surto no Sul.

A detecção do H5N1 em uma granja comercial levou países como China, União Europeia, Argentina, Canadá e Coreia do Sul a suspenderem temporariamente as importações de carne de frango brasileira. O MAPA espera que, após o controle do surto, as exportações sejam retomadas gradualmente, embora as granjas de Montenegro devam aguardar mais tempo para voltar a exportar.

Especialistas afirmam que o risco de transmissão do H5N1 para humanos é baixo, ocorrendo principalmente em casos de contato direto com aves infectadas. Não há evidências de transmissão entre humanos, e o consumo de carne de frango ou ovos não representa perigo.

O Ministério da Agricultura reforça a importância de medidas de biossegurança em granjas e orienta que qualquer suspeita de infecção seja comunicada imediatamente às autoridades sanitárias. A população pode continuar consumindo produtos avícolas inspecionados sem preocupações.

A situação está sendo monitorada de perto por autoridades nacionais e internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que considerou o caso uma nova etapa na presença do vírus no Brasil. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.