Autor: Aline - Data: 13/05/2025 09:17
Fundadora da "Mulheres de Fibra" vai às lágrimas na Câmara e faz comovente apelo à Saúde Pública no "Dia Nacional da Conscientização à Fibromialgia"





A fundadora da ONG "Mulheres de Fibra", Tatiana Anunciata, fez um comovente desabafo na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, nesta noite de segunda-feira, 12 de maio. Convidada pelo presidente do Legislativo, Wilson Ruiz de Oliveira (Tomate, do PSDB/MG), para falar sobre o tema exatamente no "Dia Nacional da Conscientização à Fibromialgia", a ativista em questão (que representa, no mínimo, trinta pessoas diretamente) foi às lágrimas ao enfatizar os problemas pelos quais passam os portadores da doença. Mais do que isso, Tati enfatizou as carências com relação aos serviços ofertados pelo Município, o que torna-se um grave complicador na busca por melhorias.
Tatiana detalhou o cotidiano das pessoas que convivem com dores constantes e são, ainda, hostilizadas, às vezes, até por familiares, no mercado de trabalho, no convívio social e principalmente na obtenção de recursos e direitos junto ao Sistema Único de Saúde. "Estamos unidas em busca de saúde, de um olhar mais digno por parte de nossa Saúde e amplo por nós. Não temos médico, na maioria das vezes nos falta medicação, não há fisioterapeuta, nutricionista, nem tratamento multidisciplinar", denunciou ela.
Ciente da existência de legislações que vão desde o nível municipal até o nacional, Tatiana cobrou a aplicabilidade delas: "Quem convive com essa doença não pode esperar meses, anos, pois ela desencadeia outras comorbidades. Estou aqui, mas com muita dor. Que o dia 12 de maio não seja só mais um dia, mas que vocês possam lembrar todos os dias que em Guaxupé há pessoas que sofrem, que estão com o estado emocional abalado e já perderam a esperança, não têm mais onde procurar ajuda, uma vez que os próprios médicos falam: não há mais o que fazer com você! Falam que a Saúde é para todos, mas na realidade não é isso que acontece", desabafou Tatiana, às lágrimas.
As palavras de Tatiana emocionaram vereadores, tendo alguns, inclusive, frisado a necessidade de apoiar a causa efetivamente: "Ouvimos, aqui, um grito de socorro! Somos representantes do povo e precisamos sentir as dores do povo. Então, temos de fazer algo de concreto para ajudar na melhoria da prestação do serviço público, pois quem tem dor, tem pressa!", protestou o vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO (PSD/MG). "A luta é grande. Já foram inúmeras reuniões, muita busca e vou repetir: depende muito do Executivo! A gente precisa que funcione!", participou Maria José Cyrino Marcelino (AVANTE/MG). "A vida é uma dádiva e precisa ser cuidada. A Saúde tem que olhar melhor para a Fibromialgia. Como eu não pedi para ser deficiente, elas não pediram para vir com Fibromialgia", disse Rosilene Aparecida da Silva (Rosy Cadeirante, do PL/MG). "Nós queremos e precisamos da ajuda de todos e principalmente da Secretaria de Saúde. Houveram alguns compromissos que precisamos cobrar na Saúde. Precisamos avançar! A Fibromialgia, além de tudo o que provoca fisicamente, tem o aspecto psicológico, pois a pessoa se abate pela falta de empatia, entre outros aspectos", complementou Danilo Martins de Oliveira (União Brasil/MG). Pedro Luiz Alves (AGIR/MG) e Francis Osmar da Silva (UB/MG) também falaram sobre o assunto, sendo que o internauta pode conferir a íntegra da sessão da Câmara nesse CLIQUE AQUI. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Capacitações têm início em junho, com aulas notur...
-
Tatiana Anunciata foi às lágrimas ao mencionar as...
-
Entrevistados querem psicólogos nas escolas para ...
-
Campanha do Ministério da Saúde visa alcançar tod...
-
A Mega Triagem acontece em 15 de maio, em mais de...