Autor: Aline - Data: 05/03/2025 10:31
Vídeo com denúncia sobre suposta ausência de plantonista no PS de Guaxupé revolta internautas, mas Hospital refuta acusação





O pastor evangélico Paulo Henrique Oliveira fez, em sua rede social, nesta madrugada de quarta-feira, 5 de março, uma denúncia grave a respeito do Pronto Socorro de Guaxupé, na região Sudoeste mineira. Revoltado com o tempo de espera para passar no mêdico com sua criança, ele criticou a demora no atendimento. Mais do que isso, o cidadão filmou o painel com o nome do pediatra, Dr. Eder, no quadro dos plantonistas presenciais, mas o referido profissional, segundo consta, demorou horas para ser encontrado na Santa Casa. Apesar de ter passado por uma criteriosa investigação por parte da Câmara Municipal (no final do ano passado), a referida entidade continua sendo alvo de reclamações quase diárias por parte dos usuários.
Paulo Henrique usou uma de suas contas em plataformas digitais para protestar: “Vejam que vergonha! Estamos no Hospital desde à meia-noite esperando e agora já são quase três horas. Criança passando mal, falaram que iam ligar para o pediatra, mas lá (no painel) tem que o pediatra está de plantão! Cadê o pediatra? Olhe só a situação da Saúde de Guaxupé! É uma vergonha! Uma criança aguardando, ó, desde à meia-noite e ali, no plantão, alá o nome do pediatra, mas cadê o pediatra? Aí, chegou, (a atendente) falou que ia ligar para o pediatra... agora, fui lá falar de novo e... ah, vai ligar para o pediatra. Fora o tanto de gente que foi embora, desistiu do atendimento! Complicado... aí vai abrir uma UPA para quê, se nem no Hospital está atendendo? O povo reclama, o povo é ruim! Cadê os médicos numa hora dessa? Cadê os vereadores para dar uma olhadinha aqui? Na hora de pedir votos para o povão, tá aí!”, desabafou Paulo Henrique.
Questionada, a direção do Hospital refutou a acusação da ausência do pediatra: “Não procede! O pediatra atende pelo menos quatro sítios funcionais: Pronto Socorro, Berçário, Pediatria e também recepciona os recém-nascidos no Centro Cirúrgico. Vou pedir para checarem os horários, mas que ele não estava no hospital não procede”, declarou o superintendente da Santa Casa, Dr. Rafael Augusto Olinto. Indagado pela repórter Aline, do Jornal JOGO SÉRIO, a respeito do aumento de reclamações nos últimos dias, o representante do Hospital concordou que o excesso de atendimentos por esses dias foi consequência do fechamento das unidades municipais de Saúde, durante o Carnaval: “Com certeza, o número de atendimentos está cada vez maior”, argumentou ele, que foi perguntado, ainda, sobre a viabilidade de ampliar o número de profissionais em dias de lotação: “De uma maneira geral, a estrutura é limitada. O mais aconselhável, ao meu ver, seria uma estrutura ambulatorial, já que a maioria dos atendimentos não é de urgência e emergência”, complementou Dr. Rafael, o qual, por outro lado, afirmou ter acrescido o número de auxiliares de Enfermagem nas últimas semanas.
Acionado por reclamantes nos últimos dias, o vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO (PSD), demonstrou indignação: “A Câmara, sob a condução de minha colega, Maria José, concluiu uma CPI com denúncias graves, alguns médicos já foram demitidos, mas as reclamações continuam. O relatório final está nas mãos de autoridades regionais, estaduais e até federais, ligadas a esferas judiciárias e políticas. Paralelamente a isso, como as denúncias continuam chegando e as pessoas esperam ações efetivas dos políticos, oficiarei a Comissão de Saúde da Câmara para investigarmos se o quadro de planonistas está sendo ou não cumprido todos os dias. Na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo local, sei de minha responsabilidade para com os cidadãos e não me furtarei a lutar pelo bem-estar de cada um. Conto, portanto, com o apoio de todos aqueles que se colocam para representar Guaxupé dentro da política”, concluiu o vereador Carlão. CLIQUE AQUI e veja a íntegra da denúncia. NESSE LINK, o pai da criança faz outra denúncia.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
A mobilização termina nesta quarta, 30, tendo se ...
-
Por esses dias, novas ações em favor da busca por...
-
O provedor da Santa Casa, Dr. Angelo (foto), com ...
-
O treinamento ocorreu nesta manhã, no anfiteatro ...
-
Vacina foi desenvolvida pelos laboratórios Valnev...