Autor: Carlos Alberto - Data: 27/12/2024 11:11

Exonerações de médicos e auxiliares aposentados geram transtornos aos usuários da Saúde Pública de Guaxupé

As exonerações começaram no mês passado em todas as áreas do quadro pessoal da Prefeitura para atender ao Regime Geral de Previdência para Cargos Públicos e a legislação orgânica (Foto: Divulgação)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Exonerações de médicos e auxiliares aposentados geram transtornos aos usuários da Saúde Pública de Guaxupé

Têm gerado transtornos aos usuários de unidades de saúde pública municipal em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, as recentes exonerações de médicos e auxiliares. Conforme já divulgado, as demissões, anteriormente orientadas pelo Ministério Público, atendem a um acórdão de 2021 - transitado em julgado - do Supremo Tribunal Federal. Isto, relativamente à proibição de trabalhadores aposentados manterem-se em seus cargos, haja vista que aprovados em concursos aguardam a vacância, a fim de serem inseridos ao trabalho. Como impacto ao Município, o cumprimento do cronograma de substituição de profissionais demonstra falhas e requer manutenção urgente, em favor dos cidadãos.
"Como pode Guaxupé ficar sem cardiologista? Por que não planejaram isso direito?", indagou filho de uma idosa que teve consulta recusada nesta quinta-feira, 26 de dezembro, por conta da exoneração de médico cardiologista, cuja especialidade encontra-se, desde então, conflitante, no que diz respeito ao atendimento às demandas. "O serviço público precisa é melhorar! Eles deram jeito para outros serviços não pararem com o fim de seus contratos, mas não para a Saúde, que é de extrema importância", desabafou outra usuária do SUS que também teve procedimento médico suspenso por conta da falta de profissionais suficientes para a execução dos trabalhos. "Eu tive que pagar duas corridas de uber e não fui atendido", complementou outro cidadão, também indignado.
Em contato com a Prefeitura, o Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, foi informado de que o problema será sanado ainda nos primeiros dias de janeiro próximo. "A equipe de transição está cuidando disso. Todos os médicos que estão saindo serão substituídos a partir do começo do ano", informou a comunicação social da Prefeitura, nesta manhã de sexta, 27 de dezembro. As demissões, que vão ao encontro do equacionamento definitivo do quadro pessoal da municipalidade, começaram em 18 de novembro deste ano e foram consequência do Decreto N° 2.928, de 22 de outubro (não só para a área de Saúde, mas em todo o funcionalismo público que se enquadra na questão).
Tema bastante polêmico, o Regime Geral de Previdência para Cargos Públicos vem se arrastando desde 2018, quando o JOGO SÉRIO noticiou a orientação da Promotoria de Justiça, já naquela época, sobre a questão (na ocasião, tratavam-se de cerca de 180 servidores que deveriam ser exonerados). De lá para cá, servidores com tempo de serviço para se aposentar mantinham-se em seus cargos com o amparo de ações judiciais. No outro lado da história, contudo, havia, também, candidatos aprovados em concursos públicos igualmente à procura do Judiciário para serem inseridos nos cargos aos quais foram aprovados. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.