Autor: Carlos Alberto - Data: 17/02/2024 12:11
Em andamento, mais uma etapa de mutirão de cirurgias eletivas em Guaxupé
Equipes médicas da Fundação de Pesquisas e Ensino em Cirurgias - FUPEC, ligada à Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, encontram-se, nesse fim de semana, na cidade de Guaxupé, que fica na região Sudoeste do Estado. Parceiros da Prefeitura e do Hospital local, os referidos profissionais realizam mais uma etapa do mutirão de cirurgias eletivas. Conforme amplamente divulgado pelo repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, as iniciativas vão ao encontro da redução das filas de espera, represadas em praticamente todo o País.
Os procedimentos ocorrem no Centro Cirúrgico Dr. Sylvio Ribeiro do Valle, onde médicos, enfermeiros e auxiliares realizam os trabalhos em pacientes com problemas ginecológicos, proctológicos e de hérnias da parede abdominal. "Em nome do prefeito Heber Quintella e do secretário de Saúde, Adilson, agradeço a todos por nos receberem em Guaxupé. A FUPEC trouxe essa força-tarefa aos médicos da cidade para reduzir as filas, que são grandes", destacou a coordenadora da Fundação, Dra. Beatriz Deoti (que, hoje e amanhã, comandará os trabalhos na Santa Casa de Guaxupé).
Também a respeito das cirurgias eletivas, o secretário de Saúde, Adilson Iório Freitas, informou: "Os pacientes foram contactados e preparados de acordo com a lista de espera de cirurgias eletivas, levando-se em conta os parâmetros da classificação de risco adotada pela conduta médica", disse o gestor, que recebeu, ontem, em Guaxupé, sete cirurgiões de Belo Horizonte, Passos e São Paulo para os procedimentos, que se estenderão até amanhã, na Santa Casa local.
À frente da administração do Hospital guaxupeano, o médico ortopedista, Dr. Roberto Vergili, destacou: "Infelizmente, há um represamento de cirurgias eletivas no Brasil Todo. Pacientes que necessitam de procedimentos agendados sofrem com isso. Sabemos da remuneração do SUS e de toda a falência da Saúde. E, graças a Deus, fundações iguais a essa nos ajudam muito. Temos, aqui, o programa de cirurgias eletivas, o Hospital vem fazendo com mais frequência e, sem dúvida, a presença da Dra. Beatriz e sua equipe para esses três mutirões é fantástica", enfatizou o dirigente.
Médico com mais de cinquenta anos de experiência (e no último ano de seu 3º mandato), o prefeito de Guaxupé, Dr. Heber Hamilton Quintella, destacou, nesta sexta, 16: "A parceria com a FUPEC/UFMG não envolve pagamentos de honorários aos médicos, nem às instituições. Trata-se de um trabalho voluntário. Essa é, portanto, uma ação com o objetivo de dar melhores condições de saúde para nossos munícipes e também reduzir a fila de espera", completou o administrador público municipal.
Ainda sobre mutirões de cirurgias eletivas, o superintendente da Santa Casa de Guaxupé, Dr. Rafael Augusto Olinto, esteve, nessa quinta-feira, 15 de fevereiro, em Nova Resende, onde participou de reunião com o deputado federal Emidinho Madeira. Na ocasião, o representante de Dr. Roberto Vergili ouviu, do referido parlamentar de nível nacional, o objetivo do repasse de mais verbas públicas ao Hospital, para novas etapas de operações que beneficiarão moradores da cidade e região. AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Aplicação injetável vai garantir mais eficácia, d...
-
A Assembleia ocorrerá com a participação e votaçã...
-
Gestores de saúde pública de todo o Estado partic...
-
A iniciativa começou hoje, no pátio da Secretaria...
-
As ofertas foram muito bem recebidas para o traba...