Autor: Carlos Alberto - Data: 30/01/2024 09:35

Moradores da Vila Campanha preocupados com surgimento de Caramujos Gigantes Africanos

Extremamente nocivos, os moluscos provocam impactos negativos ambientais, de saúde e até à economia
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Moradores da Vila Campanha preocupados com surgimento de Caramujos Gigantes Africanos

Moradores da Vila Campanha, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, relatam, já há alguns dia, o surgimentos de Caramujos Gigantes Africanos em terreno baldio da Rua Silvério Miguel Pasqua. Extremamente prejudiciais à saúde humana, os referidos moluscos têm assustado a comunidade.
Os caramujos aparecem mais em dias chuvosos, quando são facilmente vistos. "Eles sobem pela parede e alcançam a casa da gente. Sabemos que são nocivos", reclamou moradora. "Esses dias tinham crianças mexendo com eles e é muito perigoso", informou um cidadão, também preocupado. "Além disso, tem gente jogando lixo no terreno, o que pode aumentar ainda mais o perigo", complementou outra cidadã, igualmente indignada.
Nessa semana, o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, contatou profissionais da Vigilância Sanitária, a respeito do problema em questão, tendo sido informado de que os caramujos africanos estão em vários pontos da cidade. "São mais comuns em épocas chuvosas, como agora. Advirto de que não se deve, em hipótese alguma, tocá-los com a mão desprotegida, nem utilizar, por exemplo, hortaliças por onde eles passaram. O ideal é removê-los corretamente, depositar em sacos plásticos, jogar sal para eliminá-los e descartar adequadamente", explicou Reginaldo Araújo, da Saúde Pública local.
Ainda sobre o tema, o Caramujo Gigante Africano está presente em vinte e três estados brasileiros, sendo responsável por causar impactos ambientais, de saúde e até à economia. Os adultos possuem concha oval-cônica, ápice afilado, de coloração castanha com manchas verticais, irregulares e claras. Geralmente, a concha apresenta entre 7 e 12 centímetros de comprimento e pesa em torno de 100 gramas. Alguns, no entanto, podem alcançar dimensões maiores.
O "Achatina fulica", conforme é cientificamente denominado o caramujo, pode transmitir, aos humanos, a meningite eosinofílica, zoonose endêmica no Sudeste asiático e ilhas do Pacífico, porém com casos no Brasil. Estudos experimentais também demonstraram a possibilidade de atuarem como transmissores de angiostrongilíase abdominal.  AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 9-9128-8043. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.