Autor: Carlos Alberto - Data: 16/01/2024 16:32

Assustados com tantos focos do Aedes no "Bandeirantes", moradores pedem consciência à vizinhança

Moradora da Rua Borba Gato mostra terreno ao fundo de sua casa cujo matagal já supera os 2 metros de altura
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Moradores do Jardim Recreio dos Bandeirantes, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, estão preocupados com um terreno extenso, cuja propriedade ainda não se sabe de quem é. No local, que faz divisa com vários imóveis, matagal e lixo mostram-se propícios à proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika virus e chikungunya. Conforme o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, divulgou nesta segunda-feira, 15 de janeiro, o referido bairro está entre as localidades onde a Vigilância Sanitária mais detectou focos do mosquito.
"A gente não aguenta tantos pernilongos e fica na dúvida se são ou não da dengue. Então, imagina que trasntorno", lamentou uma moradora, cuja casa faz fundos com o terreno cheio de mato. Além da vegetação que já tomou conta do local, frascos plásticos recebem água da chuva e contribuem negativamente para com a proliferação do transmissor das doenças. "Vemos, pelos meios de comunicação, que a situação está descontrolada em várias cidades. E não queremos que aqui ocorra o mesmo. Minha casa é limpinha, mas de nada adianta se o vizinho não fizer o mesmo", enalteceu outra reclamante.
Conforme o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Saúde Pública local no início deste mês, foi localizada uma quantidade maior de focos da dengue no Recreio dos Bandeirantes, Parque dos Municípios I e II, além do Jardim Vera Cruz: "O Levantamento é feito por amostragem e podemos, sem dúvida, afirmar que, dentro do grau de risco de infestação, Guaxupé está no meio, aproximando-se do risco alto", detalhou o coordenador ambiental da Vigilância Sanitária, Reginaldo Araújo (no primeiro LIRAa deste ano, 1500 domicílios foram vistoriados).
Ainda a respeito de lotes em desacordo com a legislação municipal, a Prefeitura tem prerrogativas para aplicar sanções e providenciar a limpeza. Contudo, em Guaxupé continua muito grande o número de terrenos problemáticos. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 9-9128-8043. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado. 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.