Autor: Carlos Alberto - Data: 05/01/2024 11:31

Eleito o 1º de MG em segurança aos pacientes, Centro de Hemodiálise de Guaxupé é exemplo para o País

Com uma equipe extensa, o Centro de Hemodiálise Sálvio Santos Campos atua pelo SUS, com patamares de clínica particular
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O Centro Regional de Hemodiálise Sálvio Santos Campos, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, está entre os principais do País. Eleito, recentemente, como o 1º de Minas Gerais no quesito "segurança aos renais crônicos", o referido órgão é administrado pela Santa Casa e atua com êxito, diferente de boa parte do País, onde os serviços de diálises encontram-se em dificuldades e, alguns, até fechando suas portas por incapacidade orçamentária.
Fundado há quinze anos, aproximadamente, o Centro de Hemodiálise local funciona de segunda-feira a sábado, das 5h10 às 21h e atende 140 pacientes, para os quais disponibiliza trinta e cinco máquinas (de última geração, com tecnologia alemã). Do quadro pessoal, o lugar funciona com dois médicos, cinco enfermeiros, dezenove técnicos, dois almoxarifes, duas recepcionistas, três auxiliares de higienização, duas copeiras, gerente, assistente social, psicóloga e nutricionista.
Embora funcione com recursos do Sistema Único de Saúde, o Centro de Hemodiálise tem patamares de clínica privada. "Somos 100% SUS, temos dificuldades financeiras, pois o repasse nos deixa um déficit importante. Mesmo assim, fazemos um excelente trabalho, tendo, inclusive, sido eleitos a clínica número um do Estado", comentou o médico responsável técnico, Dr. José Geraldo Abdala Gonçalves. "Não há uma receita pronta para o sucesso, mas sim austeridade, honestidade e credibilidade. É um esforço depositado em prol da Saúde de Guaxupé e região. O SUS tem insuficiência de remuneração, mas buscamos equilibrar esse cenário por meio dos apoios da sociedade e os representantes políticos", complementou o superintentende administrativo da Santa Casa, Dr. Rafael Augusto Olinto.
Ainda a respeito dos trabalhos, o Centro de Hemodiálise de Guaxupé passou, há pouco, por uma ampliação física e de equipamentos. Mesmo assim, os investimentos no setor precisam ser continuados: "Essa transparência do serviço vai ao encontro de nossa filosofia. Temos, na Santa Casa, 380 colaboradores e, ao todo, são quase 500 pessoas que trabalham 24h por dia, em prol da Saúde de Guaxupé e região", finalizou Dr. Rafael. Presente ao local nesta tarde de quinta-feira, 4 de janeiro, o repórter Carlão gravou entrevista com os dois profissionais e você assiste a íntegra nesse CLIQUE AQUI. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 9-9128-8043. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.