Autor: Carlos Alberto - Data: 29/07/2022 21:22

Guaxupeano de 34 anos está isolado por suspeita de varíola do macaco

Cidadão está isolado e material coletado será enviado à FUNED, em Belo Horizonte, para análise
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupeano de 34 anos está isolado por suspeita de varíola do macaco

Um guaxupeano de 34 anos de idade, viajante, apresentou sintomas da varíola do macaco nos últimos dias. A informação, transmitida nesta sexta-feira, 29 de julho, pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, foi confirmada junto à comunicação social da Prefeitura local há poucas horas (agora são 21h15 desta sexta-feira, 29 de julho) e dá conta da doença cujo surto tem ocorrido em diferentes partes do mundo. Com mais esse indício, o Sul de Minas Gerais chega à 5ª ocorrência em análise, tendo as anteriores sido nas cidades de Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso, Itajubá e Poços de Caldas. 

O paciente foi diagnosticado com suspeita do problema infectocontagioso e o material será enviado para análise na Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte, provavelmente até esta quarta-feira, 3 de agosto. De acordo com o apurado pelo Jornal JOGO SÉRIO, o rapaz tem sintomas leves e deve manter-se isolado por entre duas e quatro semanas, dependendo da evolução de seu quadro clínico - o qual está sendo acompanhado de perto pela Saúde Pública local.
Conforme o Ministério da Saúde, há, atualmente, 978 casos confirmados da doença no País, cujos dados foram divulgados nesta quinta-feira, 28 de julho. As ocorrências estão concentradas em São Paulo (744 casos), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19), Goiás (13), Bahia (5) Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Tocantins (1), Mato Grosso (1), Acre (1), Santa Catarina (4) e Distrito Federal (15).
Doença viral rara, sua transmissão ocorre pelo contato próximo com pessoas contaminadas via abraço, beijo, massagens, relações sexuais, secreções respiratórias, contato com objetos, tecidos, roupas, roupas de cama, toalhas, utensílios usados pelo doente. Dos sintomas apresentados por humanos acometidos constam erupções cutâneas, dores musculares, nas costas, suor, sinais gripais, linfonodos inchados, suor noturno, calafrios, exaustão, inchaço na virilha, estado febril, dores de cabeça, entre outros.

Mais branda?
Embora aparentemente mais branda do que a "Varíola Humana", a qual foi erradicada em 1980, o vírus atual já resultou na decretação de "emergência de saúde pública", por parte da Organização Mundial de Saúde, cujo anúncio oficial foi feito no último sábado, dia 23. No Brasil, o Governo Federal já divulgou uma articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e enfrentamento, na medida do possível. Sem tratamento específico, o agravamento pode ocorrer para pessoas himunosuprimidas com HIV, leucemia, linfoma, transplantados, lactantes, gestantes e crianças com idades até 8 anos. - CLIQUE AQUI para receber os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - AJUDE O Jornal fazendo um PIX de qualquer valor para (35) 9-8884-6778. - A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique bem informado sobre o cotidiano da comunidade regional.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.