Autor: Carlos Alberto - Data: 27/04/2022 12:30

Profissional de doula, em Guaxupé, orienta sobre a importância da atividade

Você pode falar com a terapeuta Alessandra Ribeiro, do Yeshua Espaço de Terapias Shekhinah, pelo telefone whatsapp (35) 9-9260-0247
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Profissional de doula, em Guaxupé, orienta sobre a importância da atividade

A terapeuta Alessandra Ribeiro, do Yeshua Espaço de Terapias Shekhinah, em Guaxupé, no Sudoeste de Minas Gerais, divulga, neste conteúdo, importante texto relativo à profissão de doula. Embora ainda pouco conhecida na cidade, trata-se de fundamental acompanhamento a gestantes, do início da gravidez à gestação.

Quer ser uma doula? Então, saiba um pouco mais sobre essa profissão que amo e o processo de formação. Afinal, quem é a doula na fila do pão? Vou começar te falando o que ela não é: doula não é parteira, não é enfermeira, nem substitui a presença do pai. Doula não faz qualquer tipo de procedimento invasivo, como exame de toque ou administração de medicamentos.
O serviço desta assessora começa antes do dia do nascimento do bebê, com encontros para conhecer a gestante e informá-la sobre as etapas do trabalho de parto, preparação do períneo e elaboração do plano de parto. E também continua após a chegada do novo membro da família, tirando dúvidas sobre o início da amamentação e conversando sobre a experiência do parto.
Da gestação ao pós-parto: No pré-natal, a doula acolhe e responde todas as dúvidas possíveis da gestante ou a orienta quanto à busca de informação com médicos ou enfermeiras. Além disso, ela tem o papel importante de incentivar a gestante a fazer um pré-natal de qualidade.
No pré-parto, a doula dá suporte para a mulher e seu companheiro, aborda aspectos psicológicos e emocionais, conversa profundamente sobre o trabalho de parto (dúvidas, expectativas, medos, etc), reforça a importância de criar uma rede de apoio e discute o plano de parto. Tudo isso para preparar ao máximo a mulher ou casal sobre o que está por vir.
Como saber se nasci para ser doula? A escolha de ser doula está ligada não só a uma profissão, mas à verdadeira vocação! Por exemplo: sabe quando você olha para médicos que enfrentam horas de plantão ou que saem no meio da madrugada para atender emergências e se pergunta: "Como eles conseguem...?". Bom, com a doula é uma situação bem semelhante, mas eu me atrevo a dizer que a entrega pode chegar a ser ainda maior.
Afinal, uma doula precisa ter três características fundamentais: a primeira é estar sempre disposta a ouvir de forma empática. A segunda é ter disponibilidade (lembre-se que uma doula pode ser chamada a qualquer momento!). E a terceira é se preocupar genuinamente com outras mulheres, Afinal, o trabalho da doula é dar assistência a elas. Se você já reúne esses três pontos, já é uma boa forma de entender se você está no caminho para ser uma boa doula!
Como eu faço para me tornar uma doula? Vamos lá, …Para se tornar uma doula, não é necessário ser uma profissional da Saúde, mas precisa ter uma formação específica na área da doulagem. É possível conseguir essa formação em cursos on-line, presenciais ou mistos. Uma dica importante é buscar cursos de formação desenvolvidos com base nas últimas evidências científicas, pois, apesar de não precisar ser profissional da saúde para ser doula, é necessário se atualizar constantemente, seguindo fontes de informação confiáveis. Lembre-se de que você irá lidar com vidas, emoções e sonhos, então precisa estar preparada tanto no âmbito teórico quanto no prático.
Normalmente, a carga horária de um curso de formação de Doulas é de 180h/aula, mas pode variar de acordo com cada instituição. Se você optar por um curso on-line, você poderá determinar como será a progressão dos seus estudos. O investimento nesse tipo de curso também é algo que varia, mas lembre-se de uma coisa: busque sempre avaliar pelo valor ao invés do preço, afinal estamos falando de um investimento que você fará para exercer a sua vocação da forma mais profissional e qualificada possível.
Se você deseja ser doula e percebe que tem vocação para isso, minha dica é: vai fundo! Precisamos de doulas qualificadas para continuar ajudando na missão de ressiginificar o parto e ajudar mulheres a se empoderarem e reassumirem seu protagonismo! Fiz meu curso no transformando Doulas, vou deixar o link para quem tiver interesse em ingressar nessa linda profissão.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.