Autor: Carlos Alberto - Data: 20/04/2022 16:00

Encontrados, em Guaxupé, mais de 700 focos do Aedes aegypti, com quase 100 casos de dengue desde janeiro

De acordo com a própria Saúde Pública, o número de focos encontrados (e já destruídos) até dia 16 de abril deste ano é 60% maior do que o mesmo período do ano passado
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Encontrados, em Guaxupé, mais de 700 focos do Aedes aegypti, com quase 100 casos de dengue desde janeiro

Guaxupé atingiu o número de 723 focos do mosquito Aedes aegypti encontrados (e já destruídos) de janeiro até o final da semana passada, conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica. Como consequência, a Saúde Pública local confirmou noventa e nove casos de dengue entre os moradores da cidade (a partir de janeiro último). De acordo com publicação anterior do Jornal JOGO SÉRIO, o Parque dos Municípios está entre os bairros com maior incidência do problema. Num trabalho emergencial, a Prefeitura tem realizado diferentes métodos de enfrentamento, mas a colaboração da própria comunidade será fundamental na luta contra a doença.

Somente nos primeiros 16 dias deste mês de abril, a Secretaria de Saúde já havia contado cento e um focos, contra apenas quarenta detectados no mesmo período, em 2021. A alta acentuada chama a atenção em virtude dos fatores que contribuem negativamente para com a proliferação do mosquito, como as chuvas intensas dos últimos meses, a falta de limpeza em terrenos baldios e outros cuidados, sempre muito debatidos, mas lamentavelmente não atendidos pela população. "Esta  será a terceira semana de intensificação das orientações às pessoas, pois a população precisa se unir à Prefeitura, que tem feito tudo o que pode fazer para evitar o avanço da proliferação dos focos", explicou a secretária de Saúde, Daniela Bettelli Lutf. 

Ainda sobre o combate ao Aedes, a Prefeitura tem realizado um trabalho educacional, com som volante nos bairros, onde alerta a população sobre a importância de evitar situações propícias ao foco. "Estamos fazendo, junto a isto, o fumacê e o UVB principalmente naquela região dos bairros Parque dos Municípios I e II. Isto tem sido feito de madrugada e aos finais de semana, pois não pode haver circulação de pessoas durante a realização desse trabalho", completou a gestora de Saúde, cuja equipe tem se distribuído pela cidade, a fim de inspecionar com mais rigor os domicílios residenciais, comerciais e industriais. 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.