Autor: Carlos Alberto - Data: 14/03/2022 09:58

Vídeo com demanda excessiva por atendimento médico impacta cidadãos em Guaxupé e expõe o caos da Saúde brasileira

A imagem, feita na manhã de hoje, no Centro de Diagnósticos Pio Damião, em Guaxupé, reflete um grave, mas lamentavelmente corriqueiro problema da Saúde Pública brasileira. Esperança é que, com a comoção do vídeo, situação possa melhorar (Imagem: Ricardo Zaiat / TV Sul Educativa - Rádio Clube Gpe)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Vídeo com demanda excessiva por atendimento médico impacta cidadãos em Guaxupé e expõe o caos da Saúde brasileira

Um vídeo feito nesta manhã de segunda-feira, 14 de março, pelo guaxupeano Ricardo Zaiat, do grupo Rádio Clube/TV Sul Educativa, sobre a extensão da fila de usuários no Centro de Diagnósticos Pio Damião, em Guaxupé, tem provocado a revolta da população. Apesar de ser lamentavelmente comum em boa parte do País, a grande quantidade de pessoas, cuja maioria pertence à terceira idade, esperando atendimento, gerou a revolta do autor da filmagem, o qual já contatou as autoridades, a fim de serem tomadas as providências.
O vídeo mostra centenas de pacientes do Sistema Único de Saúde entre as ruas Dr. Antônio dos Santos Coragem, Valeriano José da Silva e D"Aparecida. "Eu me impressionei com o que vi e algumas pessoas vieram ao carro dizer que era fila para marcar cnsultas, pois é o único dia que isso acontece. Então, fiz essa imagem, acho importante compartilhar! Em especial, nesse grupo, onde temos vários vereadores, pois na minha cabeça é inconcebível uma situação como essa! Não existe outra solução a não ser essas pessoas acordarem às 6h para conseguirem consulta?", indagou Ricardo, num grupo de whatsapp, cujo conteúdo está circulando pelas redes sociais.

O que fazer?
À frente da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Bettelli falou sobre o assunto. Segundo ela, nesta manhã houve agendamento de consultas para pacientes de médico vascular: "A questão de filas, lamentavelmente, é um problema crônico de nível nacional e não ocorre só em Guaxupé. Hoje, realmente, é dia de agendamento para vascular e temos apenas um médico. Disponibilizamos seis funcionários para atender a demanda e foram agendadas duzentas e trinta consultas. A equipe de trabalhadores deu o seu melhor e fez o trabalho em tempo hábil. É óbvio que uma fila é sempre ruim, mas temos que levar em conta, além de tudo, a questão da pandemia, sendo que muita gente não estava saindo de casa e isso começou a acontecer agora", esclareceu a gestora de Saúde.
Ainda sobre o assunto, o presidente da Câmara Municipal de Guaxupé, Donizetti Luciano dos Santos (Zettinho), recebeu o vídeo com preocupação: "É uma situação que precisa ser resolvida, vamos marcar uma audiência pública na Câmara Municipal nos próximos dias, convocando a secretária de Saúde para tratar sobre o tema, quando cobraremos uma solução para o problema", informou o dirigente do Legislativo local.
Também o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Carlos Magno de Souza (que é tenente da reserva no Exército Brasileiro e ocupa cargos em entidades de classes no Município), tomou conhecimento do vídeo. Segundo ele, que definiu a questão como sendo digna de toda atenção e carinho, ações serão concretizadas junto à Saúde Pública local. "O assunto estará na pauta na próxima reunião do Conselho. Teremos uma solução juntamente com a secretária de Saúde", informou Magno, ao repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, nesta manhã. - CLIQUE AQUI e veja o vídeo. - - PARA RECEBER os conteúdos do JOGO SÉRIO, você precisa clicar NESSE LINK. - SE VOCÊ deseja auxiliar o Jornal, faça um PIX de qualquer valor para a chave (35) 9-8884-6778. - A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br para ficar a par dos acontecimentos relativos à comunidade em que você vive. 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.