Autor: Carlos Alberto - Data: 02/11/2021 21:24

Vaz Monteiro, pioneirismo e excelência em procedimentos cardíacos de alta complexidade

O HVM cada vez mais se destaca no Sul de Minas como referência na área da cardiologia
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Vaz Monteiro, pioneirismo e excelência em procedimentos cardíacos de alta complexidade

Ao longo dos últimos 25 anos, sob a coordenação do cardiologista Dr. Marcos Cherem, a Cardiologia do Hospital Vaz Monteiro atingiu os mais altos patamares de excelência em atendimento e resolução dos mais diversos e complexos problemas cardíacos dos pacientes de Lavras e toda região, fator este que há alguns anos não era possível imaginar ser alcançado.

Em meados da década de 1990, o Vaz Monteiro já era considerado referência em atendimento filantrópico pelo SUS na cidade de Lavras, mas não dispunha de qualquer procedimento diagnóstico ou terapêutico mais avançado na área de cardiologia. Com o passar dos anos, a Cardiologia foi acrescendo profissionais interessados e especializados, adquirindo equipamentos de ponta e através do suporte de diferentes diretorias da instituição e de instituições parceiras, hoje a realidade é outra.

O HVM possui a equipe mais completa de toda região, contando com 8 médicos especialistas em diferentes áreas da Cardiologia que atuam continuamente no hospital Vaz Monteiro fazendo com que o hospital se tornasse referência em Cardiologia Clínica, Cardiologia Pediátrica e Congênita, Cardiologia intervencionista, Arritmologia e Vasculopatias.

Segundo o Dr. Marcos Cherem “...conseguimos, com muito trabalho, montar e manter hoje uma equipe 24 horas, capaz de atender as múltiplas necessidades da população de Lavras e região, inclusive recebemos pacientes de cidades distantes que procuram o HVM justamente pela repercussão excelente dos problemas diversos e complexos que aqui são resolvidos, das vidas preservadas e desta forma positiva os serviços dos profissionais do Vaz Monteiro repercutem em todo o estado de Minas e no Brasil...”.

Como exemplo, o Vaz Monteiro é o único da região a oferecer e executar regularmente o Fechamento Percutâneo de Apêndice Atrial Esquerdo “sendo um dos poucos hospitais do Brasil a oferecer esse tratamento com segurança e resultados adequados para os pacientes que dele necessitam, evitando assim ocorrência ou recorrência de Acidentes Vasculares Cerebrais em pessoas com fibrilação atrial não valvar com contraindicação ou limitações de eficácia do uso de anticoagulantes”, explica o Dr. Marcos Cherem.

Além disso, há mais de uma década, a equipe de Cardiologia realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos como Cateterismos, Angiografias Cerebrais, Angiografias Arteriais, Cardioversões elétricas de arritmias, Correção Percutânea de múltiplos Defeitos Cardíacos Congênitos (Comunicação Interatrial, Comunicação Interventricular, Persistência de Canal Arterial, Foramen Oval Patente), Tratamento Percutâneo de Arritmias Cardíacas Complexas (Estudo Eletrofisiológico com Ablação de Arritmias, Implante de Marcapasso, Implante de Ressincronizador Cardíaco), Tratamento percutâneo de Aneurismas de Aorta, Cirurgias de Revascularização (implante de pontes), Cirurgias de trocas ou reparos de Válvulas.

“Foram cerca de 10.000 procedimentos nos últimos 11 anos, o que nos tornou um dos centros cardiológicos com maior experiência nessas patologias em toda Minas Gerais. Também contamos com a atuação de médicos convidados de grandes centros no Brasil, como São Paulo e Curitiba, cuja troca de conhecimentos eleva e muito fatores como a segurança nos procedimentos que resulta no amplo desenvolvimento para nossa instituição” afirma o hemodinamicista Dr. Dirceu Dias Sobrinho.

Para se ter uma ideia, apenas na última semana, no Vaz Monteiro, ocorreram duas cirurgias cardíacas complexas para reparo e trocas de valvares, comandadas pelo Dr. Cláudio Gelape, foram elas um fechamento de apêndice atrial esquerdo realizado pelo Dr. Ênio Guerios, angioplastias coronarianas com implante de stents e ainda a oclusão de defeito do septo atrial, tendo como executor do procedimento o Dr. Carlos Eduardo Bernini.

Todo esse trabalho mostra que o funcionamento e crescimento de hospitais filantrópicos, sem fins lucrativos, como é o caso do Hospital Vaz Monteiro, é fundamental para a população, especialmente usuários do SUS, sem acesso a planos de saúde. Segundo o Dr. Ricardo Gama, anestesiologista e Diretor Técnico do HVM, “...Muitas pessoas não sabem, mas atualmente 60% das internações do Vaz Monteiro são destinadas exclusivamente aos pacientes do SUS, sejam vindos da UPA ou de outros municípios da microrregião, através do SUSFácil, ainda que atendidos no Pronto Atendimento (PA) do próprio hospital...”.

O HVM tem tentado o credenciamento para atendimento pelo SUS na cardiologia e de alta complexidade para Lavras e microrregião desde 2009, mas vem esbarrando em dificuldades burocráticas municipais, estaduais e federais. Mesmo sob todas as adversidades e barreiras continuará tentando, pois esta conquista poderá refletir diretamente na saúde da população que necessita destes procedimentos...” afirmou o Dr. Ricardo Gama. (Texto e fotos: Janelson Silva Júnior – Cidade em Foco - Lavras/MG)

INFORME-SE E APOIE: PARA VOCÊ, que deseja APOIAR o Jornal, nosso PIX é (35) 9-8884-6778. – PARA RECEBER informações do JS em seu whatsapp, você só precisa clicar AQUI! – A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br se manterá muito bem informado! 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.