Autor: Jackeline - Data: 11/09/2021 08:22

Síndrome de La Tourette: quando o indivíduo perde o controle sobre o corpo

Em estudo, o neurocientista Fabiano de Abreu apresenta detalhes da condição que se manifesta ainda na infância e compromete o desenvolvimento e o relacionamento social
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Síndrome de La Tourette: quando o indivíduo perde o controle sobre o corpo

Tiques, espasmos motores e sonoros, disfunção psicossocial e física são algumas das características da Síndrome de La Tourette (ST) - uma condição neurológica não degenerativa, que se manifesta ainda na infância e é responsável por inibir o desenvolvimento do paciente, trazendo consequências por toda a vida. 

Segundo o estudo “A Síndrome de La Tourette traz implicações sociais significativas aos pacientes”, do pesquisado e neurocientista Fabiano de Abreu, publicado na revista científica Brazilian Journal of Development, a condição pode ficar mais grave e intensa na fase adulta, mas por volta dos 4 a 6 anos de idade que ela se manifesta, se agravando ao passar da idade, com pico entre 10 e 12 anos. 

 

“Descoberta ainda no século XIX, na França, a ST é uma desordem neurológica rara, causada por uma falha da ação inibitória dentro de um circuito córtico-estriato-tálamo-cortical que suprime impulsos premonitórios para o movimento”, comenta. “Em suma, seus sintomas envolvem movimentos involuntários e vocalizações de palavras e frases espontâneas, muitas vezes xingamentos e palavrões”, detalha.

 

De acordo com Abreu, por ser uma condição rara e ainda pouco debatida socialmente, estudos indicam que a ST afeta o desenvolvimento infantil, causa redução do rendimento escolar, problemas emocionais, preconceito e estigmatização e bullying na escola. 

 

“Ela está associada a problemas comportamentais como, por exemplo, indisciplina, crises de raiva, perda de autoestima, manifestação de estados depressivos e crises de ansiedade, perturbações no sono e alteração do humor”, afirma.

 

Sem cura, mas passível de tratamento, o pesquisador alerta para a importância do diagnóstico preciso ainda nos primeiros anos de vida.  “Para se descobrir a síndrome, devem ser feitos exames de eletroencefalogramas, ressonância nuclear magnética, tomografias e análises sanguíneas”, finaliza. 

Confira o estudo completo do pesquisador e neurocientista Fabiano de Abreu sobre o tema a cima clicando AQUI.

 

CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp. Veja, logo mais, no www.jornaljogoserio.com.br, outras informações sobre a comunidade em que você vive.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global
 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.