Autor: Carlos Alberto - Data: 02/04/2020 09:48

Novo decreto autoriza aquisição de produtos da agricultura familiar em Guaxupé

De acordo com a comunicação social do Governo, aquisições serão distribuídas entre entidades sociais do Município
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Novo decreto autoriza aquisição de produtos da agricultura familiar em Guaxupé

Na última terça-feira (31), o prefeito Jarbinhas esteve reunido com o Comitê de Combate ao COVID-19 onde foi deliberada a instituição do Programa de Apoio à Agricultura Familiar em Guaxupé, visando que o setor não interrompa sua produção e consequentemente a falta de abastecimento de alimentos hortifruti na cidade. Durante a reunião o prefeito assinou o Decreto nº 2188/2020 onde fica autorizada a Prefeitura a adquirir produtos da agricultura familiar e feirantes da APRAF (Associação dos Produtores da Agricultura Familiar) e distribuir às entidades socioassistenciais. O decreto traz ainda a criação da Feira Virtual da Agricultura Familiar em parceria com a EMATER-MG e ações de fomento à produção em razão da perda sofrida pelos agricultores familiares no fornecimento da merenda escola, enquanto permanecer a suspensão e recesso das atividades escolares.
“Sabemos o abalo provocado na economia do Município de Guaxupé, notadamente na atividade da Agricultura Familiar, em função da suspensão do fornecimento de alimentos à merenda escolar da rede municipal de ensino e também a suspensão da feira livre aos sábados. Por isso solicitei uma minuciosa avaliação e a possibilidade da Prefeitura adquirir estes produtos, como forma de não parar a produção agrícola, e então distribuí-la nas entidades sociais de Guaxupé”, explicou Jarbinhas.
Com o decreto municipal, a Prefeitura adotará ações de fomento à produção em razão da perda sofrida pelos agricultores familiares no fornecimento da merenda escolar pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Nesta situação, os produtores locais que fornecem alimentos para a merenda escolar, continuarão recebendo pela Prefeitura, mesmo as aulas estando suspensas e em recesso.
Como apoio aos feirantes ligados à APRAF, a Prefeitura irá fazer a aquisição dos produtos hortifruti para distribuição para as entidades socioassistenciais envolvidas no enfrentamento aos efeitos antissociais causados pelo novo coronavírus: “Não podemos deixar que os pequenos agricultores percam os alimentos produzidos. Por isso, iremos comprar a produção daqueles ligados à Associação dos Produtores da Agricultura Familiar e distribuir para entidades, como por exemplo, o Bom Pastor, a Missão Vida, a Santa Casa, entre outras que estão diretamente ligadas aos trabalhos de acolhimento e atendimento às pessoas durante essa pandemia do coronavírus”, disse o prefeito.
Já a criação da Feira Virtual da Agricultura Familiar em parceria com a EMATER-MG buscará oferecer à população, de forma geral, contatos direto dos produtores para que possa haver a compra de frutas, verduras e legumes. Uma reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (01) na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com o presidente da APRAF, Mauri Flório, e um grupo dos pequenos produtores associados. A APRAF ficará responsável por apresentar os nomes, contato e os produtos para a realização da Feira Virtual, bem como quais os produtos estarão disponíveis para aquisição da Prefeitura. (Texto: Ass. Com. Pref. GPE)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.