Autor: Aline - Data: 27/03/2025 12:21

Superintendente do Ministério do Trabalho participa de evento na Cooxupé sobre leis trabalhistas e segurança ao homem do campo

A reuniã ocorreu nesta manhã de quinta, 27, na sede da Cooxupé, onde autoridades em níveis distintos, cooperados e outros participaram
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Superintendente do Ministério do Trabalho participa de evento na Cooxupé sobre leis trabalhistas e segurança ao homem do campo

Dirigentes da Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, receberam, nesta manhã de quinta-feira, 27 de março, o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Calazans. Em diligências pelo Estado, a fim de averiguar as condições laborais dos lavradores, assim como a aplicabilidade da legislação trabalhista, a segurança ao homem do campo, entre outros temas, o representante do governo federal ficou satisfeito com o que viu entre os representantes dos cooperados da Cooxupé.
O encontro ocorreu no auditório da Matriz, onde Calazans ocupou mesa diretora com o presidente e o vice-presidente da empresa anfitriã, respectivamente Carlos Augusto Rodrigues de Melo e Osvaldo Bachião Filho; além do tenente Douglas Batista, da 79ª Cia. PMMG, e o assessor do deputado estadual Luizinho, Antônio dos Reis, do Partido dos Trabalhadores. Num ambiente composto por produtores rurais, além de superintendentes da Cooxupé ligados aos setores de Gestão, Administração e Recursos Humanos, a ocasião destacou distintos pontos relativos a acordos firmados entre empregadores e prestadores de serviços; com vistas à safra.
Em suma, a reunião destacou a preocupação tanto dos produtores rurais, quanto de organizações sociais e do poder público com relação ao cumprimento das regras. "Nessa região a gente nota, de fato, a aplicação da legislação, mas é sempre importante se adequar. Temos novidades importantes, como, por exemplo, o faro de que o trabalhador não perderá seus benefícios, como o Bolsa-Família, caso seja registrado na lavoura, para a safra", explicou o Calazans.
Respeitado pela trajetória enquanto cafeicultor e membro da Cooxupé, o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo destacou: "Para a Cooxupé é uma honra receber uma autoridade dessa grandeza e lhe apresentar a forma transparência e digna com que nossa região trata os trabalhadores rurais. Para nós, esse é um tema de suma importância e somos parceiros do governo nas campanhas de valorização da mão-de-obra e a humanização dos colaboradores", externou Carlos Augusto.
Também o conselheiro da Cooxupé e presidente do Sindicado dos Produtores Rurais, Mário Guilherme Perocco Ribeiro (Maé), externou a preocupação da categoria em manter-se nas regras: "O senhor falou nossa língua, pois estamos bastante adequados em Guaxupé. Visito muitas propriedades e constato o quanto todas estão bem regularizadas", disse Maé. "A fiscalização até ajuda quando é feita com bom senso, pois aqui, graças a Deus, a relação entre patrão e empregado está muito tranquila e muito bem estabelecida", complementou o vice-presidente da Cooperativa, que é popularmente conhecido como Osvaldinho.
Já por parte da segurança pública, o tenente Batista externou o trabalho continuado da PMMG, em ocorrências distintas (tanto para a proteção do homem do campo quanto à importância da convivência harmônica entre os próprios trabalhadores rurais, dentro de suas comunidades. "É preciso haver uma boa conduta entre todos, a fim de se conquistar um convívio tranquilo. Também quanto à proteção, a Polícia Militar mantém-se firme na luta contra a criminalidade, em favor dos moradores da zona rural", assegurou o subcomandante da PM do Sudoeste mineiro.
Após Guaxupé, conforme informado, o representante do Ministério do Trabalho irá, ainda hoje, a Muzambinho, Nova Resende e Conceição Aparecida. Já amanhã Calazans está sendo aguardado por organizações em geral na cidade de Alfenas, no Sul de Minas Gerais, de onde partirá pela região, em atendimento à campanha nacional de conscientização e diálogo sobre a regularização e a adoção de boas práticas na contratação de mão-de-obra no setor. CLIQUE AQUI e acesse as fotos do evento de hoje!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.