Autor: Aline - Data: 22/08/2024 06:35
Guaxupé e região recebem Ministro do governo federal para debaterem boas práticas em favor do trabalhador rural
Guaxupé recebeu, nesta terça-feira, 20 de agosto, a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o qual, na ocasião, representou o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Sul de Minas Gerais. A agenda de trabalho da referida autoridade teve como objetivo debater políticas públicas trabalhistas, condições adequadas para o exercício de atividades profissionais, entre outros temas, ligados à proteção ao trabalhador rural.
O Ministro foi recepcionado por autoridades no Aeroporto de Guaxupé, onde pousou junto ao deputado federal Odair Cunha (PT/MG) e o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro. De lá, encontrou-se com o deputado estadual Luizinho, de Alfenas e o federal, Emidinho Madeira, com quem visitou o Complexo Japy e o setor de torrefação da Cooperativa local. Em seguida, as comitivas juntaram-se a uma série de autoridades no auditório da empresa (com ênfase ao prefeito guaxupeano, Dr. Heber Hamilton Quintella), a fim de discutirem avanços e melhorias das questões trabalhistas em favor do homem do campo (e assinarem, como foi feito pelo Instituto Federal Sul de Minas, um Termo de Adesão ao Pacto Nacional do Café).
O encontro sulmineiro com lideranças cafeeiras, representantes patronais, frentes sindicais, entre outras, contou com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (e também ocorreu em Alfenas, Varginha e Poço Fundo). Na ocasião, ficaram claras as intenções do pacto, em promover o trabalho decente no setor, como forma de intensificar, aos produtores, a importância de cumprirem normas trabalhistas, principalmente no recrutamento e contratação de trabalhadores no período da safra.
Entre os dirigentes da Cooxupé, sobressaiu-se a notícia de que as normas e exigências trabalhistas são bem vindas. Tanto, que o presidente da Cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, apresentou a Cartilha de Boas Práticas aos Produtores. Recém-lançado, o documento detalha a legislação, a importância de seu cumprimento e as consequências positivas aos empregadores que lidam dignamente com seus funcionários, principalmente no período da safra. Com dezenove mil cooperados (e uma maioria da agricultura familiar), a Cooxupé está entre as maiores do mundo. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 9-9128-8043. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Imagem do intercâmbio realizado em 2018, na outra...
-
Indústria torrefadora da cooperativa mineira é de...
-
Programa Especialíssimo seleciona os 50 melhores ...
-
Agricultores conseguirão rever contratos e parcel...
-
Cooperativa é destaque na 24ª edição de anuário d...