Autor: Carlos Alberto - Data: 21/06/2021 11:53

Cássio Soares apresenta PL declarando atividades físicas como essencial em Minas

"Para mim, a atividade física é essencial, principalmente neste período de pandemia. Ela melhora o condicionamento físico, a imunidade e até mesmo o bem-estar. Por isso, apresentei esse Projeto de Lei à Assembleia de Minas que permite a prática de exercícios físicos em Minas Gerais, mas, é claro, tomando todos os cuidados necessários que garantem a saúde e a proteção da população mineira", afirmou o deputado
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Cássio Soares apresenta PL declarando atividades físicas como essencial em Minas

O deputado estadual Cássio Soares, líder do Bloco Minas são Muitas, apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei 2.826/2021, que reconhece a prática de atividade física e do exercício físico como essenciais para a população mineira, seja em espaços públicos ou estabelecimentos privados.

Segundo o deputado, foi em reconhecimento às atividades e os estabelecimentos do segmento, que o PL foi apresentado na tarde desta quarta-feira (16/06), contando que sejam seguidas todas as medidas orientadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelos comitês municipais de enfrentamento à COVID-19. “Para mim, a atividade física é essencial, principalmente neste período de pandemia. Ela melhora o condicionamento físico, a imunidade e até mesmo o bem-estar. Por isso, apresentei esse Projeto de Lei à Assembleia de Minas que permite a prática de exercícios físicos em Minas Gerais, mas, é claro, tomando todos os cuidados necessários que garantem a saúde e a proteção da população mineira”, afirmou.

Cássio já havia defendido o funcionamento de academias na última reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-filas, (09/06), quando questionou o Secretário de Saúde Fábio Baccheretti sobre a abertura de bares e restaurantes e a não abertura desses estabelecimentos. No mesmo dia, a Secretária e os órgãos de enfrentamento permitiram a reabertura de academias e espaços para a população praticar exercícios físicos. O Projeto apresentado pelo parlamentar já está em tramitação na Assembleia de Minas.

 

O que dizem os especialistas

Um estudo recente publicado na Revista Brasileira de Cardiologia (2020) garante que é fundamental incentivar a manutenção de uma rotina de vida fisicamente ativa por parte da população como uma medida preventiva para a saúde, especialmente durante esse período de enfrentamento contra a disseminação do vírus. “Em um período de reclusão domiciliar a população tende a adotar uma rotina sedentária, o que favoreceria a um aumento no ganho de peso corporal e surgimento de comorbidades associadas a maior risco cardiovascular, como obesidade, aumento da pressão arterial, intolerância à glicose, bem como transtornos psicossociais como ansiedade e depressão”, afirma os autores do artigo Vida Fisicamente Ativa como Medida de Enfrentamento ao COVID-19. Na publicação, é afirmado que as recomendações da OMS para indivíduos saudáveis e assintomáticos são de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes.

EM VÍDEO: Cássio Soares apresenta PL declarando atividades físicas como essencial em Minas

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.