Autor: Carlos Alberto - Data: 12/03/2021 20:42

Cidades da AMOG iniciarão "decreto coletivo de quarentena" para evitarem a fase roxa do "Minas Consciente"

Reunião ocorrida nesta tarde de sexta-feira, 12 de março, na AMOG, contou com as presenças de todos os prefeitos e o promotor Ali, da Curadoria da Saúde, via Ministério Público
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Cidades da AMOG iniciarão

Todas as cidades que compõem a Associação dos Municípios da Baixa Mogiana - AMOG iniciarão, nesta segunda-feira, 15 de março, um decreto único e coletivo de combate ao Novo Coronavírus. No documento, que vai durar quinze dias iniciais, as Prefeituras restringirão ao máximo a circulação de pessoas, principalmente das 22h às 5h, e fiscalizarão com mais rigor os excessos por parte de cidadãos - ainda relutantes na promoção de festas clandestinas e aglomerações gerais.

A decisão foi tomada em comum acordo por todos os prefeitos que participaram de reunião na sede da AMOG, em Guaxupé, nesta tarde de sexta-feira, 12 de março. Além dos políticos, também o promotor Ali Mahmoud Fayez Ayub, que é curador da Saúde, via Ministério Público, participou da audiência, onde ficou claro o temor de que o Sudoeste mineiro seja obrigado, pelo governo estadual, a funcionar conforme a "onda roxa". Nela, apenas as organizações públicas e privadas essenciais poderão manter expediente - e os gestores municipais querem evitar este transtorno ao mercado de trabalho.
Na reunião na AMOG, ficou definido que todas as cidades pertencentes à Associação seguirão a 3ª fase do Protocolo Minas Consciente, elaborado pelo governo de Minas e que já exigiu o fechamento de comércios não essenciais em várias regiões. Vale lembrar que o objetivo é reduzir os números de casos de Covid-19, assim como evitar lotação nas Unidades de Terapia Intensiva. Ainda sobre o decreto que entrará em vigor nesta segunda-feira, trata-se de um conteúdo orientado pela Regional de Saúde de Alfenas, que é subordinada à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Em Guaxupé
Em Guaxupé, conforme o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira, 12 de março, o Novo Coronavírus já contaminou 2.648 pessoas desde o início do ano passado. Destas, 2.560 já se recuperaram, 44 encontram-se em isolamentos e 44 foram a óbitos por conta da doença, que também na região tem matado principalmente idosos. - DA UTI guaxupeana, que atende pacientes de oito cidades, no dia de hoje há doze leitos ocupados com doentes Covid-19, o que equivale a 85,7% do total (que são 14 vagas).

Evitar o pior:
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Governo/Planejamento em Guaxupé, Rodrigo Luiz Borges, o Município aderiu ao "decreto coletivo" para evitar um mal maior à população, que já está sofrendo bastante com tudo isto, segundo ele: “Nós iremos convocar o Comitê de Enfrentamento à Covid local para passar o resultado da reunião. Em seguida o município irá publicar a adesão da cidade de Guaxupé ao pacto que os prefeitos fizeram com a regional de saúde de Alfenas”, explicou Rodrigo Borges. O vice-prefeito ressaltou ainda que esta é uma medida necessária para distanciar a cidade da onda roxa. “ Faremos todo o possível para evitar que os casos de contaminação pelo vírus continue aumentando e isso faça com que o governo estadual nos imponha medidas ainda mais restritivas”, finalizou.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.