Autor: Aline - Data: 28/04/2026 12:42
Guaxupeanos apresentam, na Câmara, projeto que transforma restos de alimentos em gás de cozinha e fertilizantes
Os engenheiros Alex Lima Amorim e Erick Cristian Da Silva Lopes, da startup Trefolenn, especializada no desenvolvimento de soluções em biotecnologia, usaram a Tribuna da Câmara Municipal de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, nesta noite de segunda-feira, 27 de abril, durante a 11ª Sessão Ordinária. Convidados pelo vereador e repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, os profissionais apresentaram um biodigestor cujo objetivo é transformar resto de alimentos em gás de cozinha e fertilizantes. Muito bem aceita no Legislativo, a iniciativa será já encampada pela Escola Estadual Dr. André Cortez Granero (Polivalente), numa iniciativa viabilizada pelo deputado estadual Luiz Antônio da Silva, o “Luizinho”, do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais. - CONTINUE A leitura após a publicidade.
Alex e Erick usaram de retórica, experiência e recursos audiovisuais para apresentarem sua invenção: “Nosso projeto pode gerar economia muito rápido, em até oito meses de funcionamento da usina de biogás. Será fundamental para solucionar, por exemplo, problemas com dejetos orgânicos, os quais serão transformados em energia e biogás. Implantado, o sistema reduz a necessidade de aterro sanitário, além de ajudar no combate à pressão regulatória ambiental, redução de custos operacionais e a sustentabilidade”, explicou Alex. “O biodigestor digere a matéria orgânica e temos tanto o fertilizante quando o biogás para serem usados onde precisar. O que implantaremos no Polivalente é o menor que temos, de três metros cúbicos, com capacidade de até 20kg de biomassa por dia e a expectativa é de que supra toda a demanda de gás que a escola tem anualmente”, complementou Erick (veja, na parte de vídeos dessa matéria, a íntegra da participação deles naquela sessão).
Representante do deputado Luizinho em Guaxupé, o vereador Carlão destacou a importância do encontro entre o parlamentar e a dupla de engenheiros da Trefolenn, na semana passada, quando o parlamentar estadual indicou recurso público para a concretização do projeto no Polivalente. “É uma honra receber o Alex e o Erick, pois temos aqui dois ex-estudantes do Polivalente e do Unifeg, os quais devolverão agora ao Poli parte dos benefícios e o aprendizado que obtiveram na escola. Por isso, é com grande alegria que informo a todos que o biogás será realidade em Guaxupé mais cedo do que pensamos! Foi uma honra ter participado daquela reunião entre vocês e o deputado Luizinho e, principalmente, porque ele já assegurou R$ 100 mil para vocês desenvolverem o projeto piloto! Que após esse venham muitos outros”, complementou Carlão.- CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Guaxupeanos apresentam, na Câmara, projeto que transforma restos de a...
Presença dos engenheiros Alex e Erick (foto), da ...
-
Emenda do deputado Luizinho financiará projeto que transforma restos ...
O vereador Carlão, o deputado Luizinho com os rep...
-
Luz da Vida receberá recurso do deputado Luizinho a pedido do vereado...
A visita à instituição ocorreu na última semana, ...
-
Deputado Luizinho divulga seu projeto "Minha Chácara Minha Vida" em m...
O deputado Luizinho pretende ofertar qualidade de...
-
Carlão alerta sobre os perigos de animais de grande porte soltos nas ...
"Estou estudando a possibilidade de tornarmos a l...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



