Autor: Aline - Data: 27/04/2026 16:18
Emenda do deputado Luizinho financiará projeto que transforma restos de alimentos em gás de cozinha
Uma emenda parlamentar de R$ 100 mil indicada pelo deputado estadual Luiz Antônio da Silva, o Luizinho, do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais, à Escola Estadual Dr. André Cortez Granero (Polivalente), resultará no desenvolvimento de importante projeto que transformará resto de alimentos em gás de cozinha. A iniciativa, conforme testemunhado pelo vereador e repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO (parceiro de Luizinho na Câmara de Guaxupé), foi desenvolvida pela equipe da Trefolenn, startup local especializada em soluções científicas que promovam economia, avanço tecnológico e preservação do meio ambiente. - CONTINUE A leitura após a publicidade.
Luizinho foi inteirado na semana passada sobre o biodigestor modular de pequeno porte para tratamento de resíduos orgânicos da Trefolenn. O projeto, apresentado pelos engenheiros Alex Lima Amorim e Erick Cristian Da Silva Lopes, chamou a atenção do deputado por conta da praticidade, a eficiência e os resultados positivos. “Trata-se de um biodigestor que transforma resíduos orgânicos em valor, o que poderá substituir, por exemplo, todo o custo de escolas com gás de cozinha”, explicou Alex. “E estamos falando de um processo já aprovado, que gera benefícios em curto espaço de tempo, com ganhos para a economia, o meio ambiente e a sustentabilidade”, complementou Erick.
Com maquete em mãos, laudos técnicos e estudos científicos, os representantes da Trefolenn apresentaram todo o processo ao deputado, que deseja apadrinhar a primeira concretização do projeto, tendo ele sugerido o Polivalente para encampar a iniciativa. “Eu estudei no Polivalente e gostaria muito que lá fosse a primeira escola a receber essa benfeitoria. Porém, precisamos com que a direção da escola concorde e, dando tudo certo, repetirei a mesma destinação em outras escolas locais. A sustentabilidade é necessária e precisamos nos ater à importância de gerar desenvolvimento, preservar o meio ambiente e, principalmente, dar vazão a projetos importantes como esse, idealizado por gente de Guaxupé, que está fazendo sucesso em outras regiões, mas essa turma precisa ser aproveitada também onde nasceu”, refletiu Luizinho.
Presente à reunião, Carlão ficou de levar o caso à diretora do Polivalente, Roberta Magalhães affini, o que o vereador já fez ainda na semana passada, tendo a proposta sido bem recebida: “Nossa escola recebe com muita alegria essa notícia, pois além de conhecer o projeto deles, tratam-se de ex-alunos do Polivalente”, enfatizou a dirigente, que se reunirá com Carlão, Alex e Erick, além do assessor do deputado Luizinho, João Paulo Calicchio Ferraz, por esses dias para alinharem o início dos trâmites. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Emenda do deputado Luizinho financiará projeto que transforma restos ...
O vereador Carlão, o deputado Luizinho com os rep...
-
Luz da Vida receberá recurso do deputado Luizinho a pedido do vereado...
A visita à instituição ocorreu na última semana, ...
-
Deputado Luizinho divulga seu projeto "Minha Chácara Minha Vida" em m...
O deputado Luizinho pretende ofertar qualidade de...
-
Carlão alerta sobre os perigos de animais de grande porte soltos nas ...
"Estou estudando a possibilidade de tornarmos a l...
-
Vereadores aprovam projeto de incentivo à doação de sangue em Guaxupé
A autora da matéria, vereadora Mônica, destacou a...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



