Autor: Aline - Data: 05/11/2025 11:31

Vereador Carlão propõe a inclusão de "Educação Financeira" nas escolas municipais de Guaxupé

Carlão: "Tais hábitos, conforme a própria Ciência, devem ser inseridos o quanto antes no cotidiano das crianças e os adolescentes"
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, propôs, nos últimos dias, projeto de lei relativo à inclusão de "Educação Financeira" na grade curricular das escolas públicas municipais. Ciente dos problemas orçamentários pelos quais passa boa parte dos cidadãos, o legislador pretende, com sua iniciativa, formar gerações mais conscientes economicamente falando.
Carlão elaborou o projeto por ter constatado a grande quantidade de pessoas prejudicadas por endividamentos, o que os impede de ter vida social com dignidade. "Viemos de uma pandemia que causou perdas de vidas, mas não foi só isso! Quantos de nós, enquanto cidadãos ou empresários, fomos drasticamente afetados, financeiramente falando? E muitos ainda não conseguiram se reerguer! Além disso, vivemos num País emergente, com a maior parte da população sendo da classe trabalhadora, a qual convive com salários abaixo do que deveria ser. Então, sem esse conhecimento, as dívidas vão se avolumando e a cidade se empobrecendo cada vez mais", comentou o vereador.
Resultado de estudos conduzidos por Carlão, o projeto de lei vai ao encontro do que determina, por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Não será criada nova matéria na grade, o que seria de competência da União. Mas é incluir noções de equilíbrio financeiro, planejamento, controle, consumo consciente e até formação de reservas. Tais hábitos, conforme a própria Ciência, devem ser inseridos o quanto antes no cotidiano das pessoas. Então, nada melhor do que ensinar crianças e adolescentes, os quais se tornarão adultos conscientes e, assim, a próxima geração será bem melhor sucedida", enfatizou Carlão.
Conforme pronunciamento do vereador na 37ª Sessão da Câmara de Guaxupé, realizada nesta segunda-feira, 3 de novembro, o setor jurídico da Casa comunicou, informalmente a Carlão, que sua matéria esbarra em impedimentos legais. Contudo, o parlamentar havia, antes, se alicerçado por pesquisas comprovando que o tema foi já aprovado em vários municípios brasileirois, nos quais a questão foi motivada pelo Legislativo municipal. "Não vou desistir, pois sei que esse projeto será muito importante para a formação de cidadãos conscientes e elevará, a longo prazo, até mesmo o nível de vida da comunidade guaxupeana", finalizou Carlão, que naquela sessão foi abordado pela também vereadora, Dra. Nelzina Vieira Lara, a qual pediu-lhe para acrescentar, no projeto, o empreendedorismo, o que foi muito bem recebido pelo propositor da matéria. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.