Autor: Carlos Alberto - Data: 24/09/2025 06:39

Comissão da ALMG propõe melhorias ao acolhimento de crianças com autismo em escolas mineiras

Além da negativa de matrículas, deputados também querem discutir o acolhimento e a permanência desses estudantes nas escolas
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A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quinta-feira, 25 de setembro, audiência pública para debater as negativas de matrícula para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) nas escolas e os desafios da educação inclusiva no Estado. A reunião será no Plenarinho II do Palácio Tiradentes, a partir das 10h30.
A audiência pública foi solicitada por todos os membros da comissão: a presidenta Maria Clara Marra (PSDB), e os deputados Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Cristiano Silveira (PT), Grego da Fundação (PMN) e Elismar Prado (PSD). Também assinaram os deputados Charles Santos (Republicanos) e Zé Guilherme (PP). Conforme justificativas apresentadas pelos parlamentares, no requerimento, o debate foi motivado por denúncias de recusas de escolas em matricular crianças com TEA. O caso mais recente, com ampla repercussão, foi do goleiro Cássio Ramos, do Cruzeiro Esporte Clube, que denunciou a dificuldade de garantir o direito básico à educação para sua filha Maria, de 7 anos.
Diversas escolas particulares de Belo Horizonte teriam recusado a matrícula, por não aceitarem a presença da profissional especializada que acompanha a criança desde os dois anos de idade, fundamental para seu desenvolvimento e bem-estar em sala de aula. Outro desafio a ser debatido na reunião é assegurar um atendimento individualizado aos estudantes com TEA e garantir sua permanência nas escolas. A legislação mineira já prevê a figura do profissional de apoio escolar para auxiliar em atividades de alimentação, higiene, locomoção, comunicação e interação social.
Em muitos casos, esse apoio é condição mínima para que o estudante esteja em sala de aula, participando em equidade com os demais da classe. Os deputados pretendem discutir essas dificuldades e opções para assegurar o direito à educação inclusiva com dignidade e respeito. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

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