Autor: Aline - Data: 18/08/2025 10:41
"TAXA DE ESGOTO": Vereador Carlão volta a pedir o empenho de todos para resolverem o problema em favor do povo





O vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, mais uma vez solicitou a união de toda a classe política para solucionar o problema do tributo de esgoto cobrado desde 2011, pela Copasa, dos contribuintes locais. Ciente da gravidade do assunto, além da insatisfação popular pela referida taxação, o legislador externou um pedido seu, feito recentemente ao prefeito Jarbas Correa Filho, pelo fim da tarifa, que tanto prejudica a população, haja vista a falta do tratamento dos detritos e a cobrança injusta.
Carlão levou o tema à 26ª Sessão da Câmara Municipal, realizada na semana passada, na sede do Legislativo guaxupeano: “Não sei vocês, companheiros, mas eu sou constantemente cobrado pela população, a qual questiona: ‘Em que pé estão as negociações com a Copasa, sobre a taxa? E a usina de tratamento de esgoto, quando será inaugurada?’. Enfim, desde 2011 o guaxupeano sofre com essa taxa e, nesse governo, no início deste ano, foi-se falado que a solução estava sendo buscada. Inclusive, o próprio Prefeito pediu vinte dias para resolver, mas os dias vão se passando e, a cada mês que o cidadão recebe sua conta de água, é dos políticos locais que ele se lembra e pergunta: ‘Onde estão os políticos de Guaxupé, que não resolvem o problema, pois estou pagando taxa sem ter tratamento de esgoto!?’, disse Carlão.
Sempre transparente, o vereador comunicou ao povo: “Na condição de representante da população no Legislativo, fui até o governo municipal buscar informações. Respeito muito o Prefeito e sei que ele é sério, que trabalha pela população. Mas, mais sério ainda é o cidadão, que vem até a mim e pergunta: ‘Quando é que vocês vão tirar essa taxa?’. Então, oficiei o governo e recebi a resposta de que: ‘Diversas alternativas estão sendo analisadas pela equipe do governo municipal. Entre elas, a possibilidade de renegociação do contrato junto à Copasa, sendo que recebemos sinalização positiva da empresa, com eventual redefinição da agência reguladora, o que impacta diretamente a definição da tarifa cobrada dos consumidores”, transmitiu Carlão, se referindo à resposta que a Prefeitura enviou-lhe sobre o assunto Copasa.
Sabedor de todos os processos que envolvem a taxa de esgoto, desde o início, Carlão recordou: “Mais uma vez o governo municipal falando que acabará com o problema e, então, a gente espera que solucione! E conto com os outros doze parlamentares municipais para que possam cobrar, questionar e pressionar para que isso se revolva! Essa Câmara Municipal já fez CPI da Copasa e ficou comprovado que essa taxa não deveria ter existido nunca! E isso se arrasta desde o segundo governo de Dr. Heber, quando juntou-se dinheiro para a taxa de esgoto e, em vez disso, o recurso foi transformado em pavimentação. Depois, na época do ex-prefeito Roberto Luciano, foi assinado o contrato com a Copasa, a partir de quando passamos a pagar essa taxa de 50%, que se transformará em 90%! Já em 2013, no Governo Jarbinhas, foi assinada a Ordem de Serviços para as obras na Estação de Tratamento de Esgoto, as quais não terminaram até hoje!”, lamentou Carlão.
PELO POVO!!! - Ciente de suas responsabilidades para com o bem-estar da população, o vereador Carlão ressaltou: “Essa é a parceria que proponho ao governo: ajudar a resolver os problemas da Copasa e todos os outros de Guaxupé! Isto, além de aprovar os projetos que são favoráveis à população! E trazer recursos importantes para a cidade, como fizemos, em apenas oito meses de legislatura, eu a a Dra. Nelzina, com o montante de R$ 1 milhão já conquistados junto ao senador Rodrigo Pacheco, por intermédio de nosso amigo e ex-prefeito de Guaranésia, Laércio Cintra. Enfim, vamos nos debruçar sobre essa questão da Copasa, pois é um apelo que faço em nome de toda a população, a qual, sempre que recebe a conta de água, questiona: ‘Vereador, o que você está fazendo, que não viu essa taxa?’. Mas, ver a gente viu, tentar, a gente tentou! Só que o Legislativo não tem essa força regimental para quebrar esse contrato, mas sim o Executivo! Então, trago para o cidadão a notícia de que oficiei o Prefeito e ele disse que está se mexendo! Agora, eu conto com o apoio de meus pares de Câmara para buscarmos a solução em favor da população”, finalizou o vereador Carlão. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Vereador Pedro criticou parlamentares de nível na...
-
Legislador levou ao plenário a notícia de que ofi...
-
Os recursos virão do superávit financeiro apurado...
-
Luciana Bárbara detalhou o funcionamento do PIAF,...
-
Convidados defenderam a valorização das entidades...