Autor: Aline - Data: 12/08/2025 16:55

Convidada pelo presidente da Câmara, psicóloga apresenta programa que auxilia famílias de crianças com TEA e outras deficiências

Luciana Bárbara detalhou o funcionamento do PIAF, que é bem sucedido em vários países, tendo os vereadores recebido com muito bons olhos a questão
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Convidada pelo presidente da Câmara, psicóloga apresenta programa que auxilia famílias de crianças com TEA e outras deficiências

A psicóloga Luciana Bárbara da Silva, especializada em deficiência intelectual com doze anos de experiência na área, apresentou nesta noite de segunda-feira, 11 de agosto, aos vereadores de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, o “Planejamento Individualizado de Apoio à Família – PIAF”. Desenvolvido pela pós-doutoranda Priscila Benitez, de Barcelona, na Espanha, a iniciativa vai ao encontro de suporte a familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista e outras deficiências. Interessada em prestar o referido serviço por meio de uma parceria com o poder público local, a especialista em questão atendeu ao convite do presidente da Câmara, Wilson Ruiz de Oliveira (Tomate), para fazer a apresentação à cidade, a partir da sede do Poder Legislativo.

Luciana Bárbara usou a Tribuna Popular para detalhar o PIAF, que se compõe por técnicas cujo objetivo é capacitar os entes queridos das pessoas atípicas, os quais lidam com elas em seus cotidianos e, na maioria das vezes, encontram dificuldades, dada à falta de conhecimento: “A proposta do PIAF é acolher as mães num primeiro momento e, junto com elas, estabelecer os objetivos clínicos e domiciliares. O que essa mãe espera que a criança faça? Qual é sua prioridade? Esse trabalho pode ser feito em grupos e se transforma, depois, numa rede ampla de apoio. O Programa busca integrar as necessidades, prioridades e os recursos familiares num plano escrito. E nesse documento constará a evolução da criança, a mãe acompanhará o processo na medida em que conseguir. Enfim, ajudá-la no planejamento familiar”, detalhou a expositora.

Entre os vereadores, todos concordaram sobre a importância do PIAF apresentado por Luciana, tendo alguns, inclusive, manifestado suas opiniões: “Tenho certeza de que encontraremos uma forma de dar esse benefício à população, que é muito importante”, enfatizou Pedro Luiz Alves (AGIR/MG), que recebeu Luciana Bárbara na Câmara, na semana passada, para uma primeira conversa. “O que a Luciana nos propõe é algo que está dando muito certo em vários países, pois só as terapias não dão conta”, argumentou Maria José Cyrino Marcelino, que preside as comissões de Saúde e Educação da Câmara. “Houve alguns avanços na questão dos direitos das pessoas com TEA, nos últimos tempos, em Guaxupé, mas há ainda muito a ser feito”, complementou Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO.

Agora, conforme definido entre os vereadores, o PIAF de Luciana Bárbara será apresentado a representantes do Poder Executivo, com vistas à implantação. CLIQUE AQUI e veja a integra da sessão da Câmara, onde Luciana fez a explanação detalhada de todo o procedimento. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.