Autor: Aline - Data: 05/08/2025 17:54
AGOSTO LILÁS: Vereadores de Guaxupé levantam novamente a bandeira do combate à violência contra a mulher





A vereadora Maria José Cyrino Marcelino (AVANTE/MG), de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, divulgou a campanha “Agosto Lilás”, de combate à violência doméstica, com o propósito de fortalecer as iniciativas ligadas ao tema em questão. Na tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 4 de agosto, a legisladora apresentou uma “caixinha do desabafo”, que está sendo espalhada pela cidade, a fim de ouvir eventuais vítimas e propor, na medida do possível, apoio a elas. Mais do que isso, a parlamentar destacou a importância de todos se unirem em favor da melhoria dos índices, os quais, por enquanto, continuam alarmantes e denunciam atrocidades praticadas contra a classe feminina.
Maria José levou o assunto à Câmara ainda no início da 25ª Sessão: “Infelizmente, 2024 foi um ano de recordes negativos, com um estupro a cada seis minutos, 87.545 ocorrências registradas; tentativas de feminicídio: 3.870; feminicídio: 1.492; medidas protetivas: 551 mil, equivalentes a 71 por hora”, detalhou a vereadora, que expôs outros números relativos à grandeza do problema vivido por muitas mulheres no Brasil. “Os sessenta socos daquele jovem naquela moça vão muito além daquilo, pois quando chegou-se ao soco, já houve, por muito tempo, a chamada violência psicológica, que também mata! Estamos juntos com as secretarias municipais, a Procuradoria da Mulher, aqui da Câmara, e estamos à disposição”, completou ela.
Consciente, Maria José frisou a importância da campanha Agosto Lilás e propôs união em torno do combate à violência doméstica: “O que eu peço é para que todos coloquem a mão na consciência, pois a gente sabe do papel do homem e também o da mulher na sociedade. Precisamos falar de afeto, de proteção! Todo domingo, após às 16h, nós, que trabalhamos na rede de proteção, ficamos alardadas, pois muitos maridos se embriagam durante o dia e desrespeitam suas companheiras”, argumentou Maria, que narrou um crime de violência doméstica ocorrido no último fim de semana, em Guaxupé, no qual a vítima não denunciou por uma série de empecilhos.
Ainda sobre a questão levada por Maria José à Câmara Municipal, outros vereadores manifestaram-se favoráveis, sendo que todos, ontem, usaram o laço lilás na roupagem, em alusão à campanha. Além de Maria José, a atual legislatura é composta pelo presidente, Wilson Ruiz de Oliveira (Tomate), o vice-presidente, Danilo Martins de Oliveira e os vereadores Francis Osmar da Silva, Mônica Ribeiro do Magalhães Reis, Pedro Luiz Alves, Nelzina Vieira da Silveira Neto Lara, Rosilene Aparecida da Silva, João Inácio Silva Citton, Marcelo Braghetta Pedroza, Leonardo Donizetti de Moraes, Ademir Justino de Moraes e Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Maria José (AVANTE/MG) levou à Tribuna a "caixinh...
-
O vereador Pedro Alves (AGIR/MG) externou o tema ...
-
Os vereadores Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO (PSD/M...
-
Carlão, que oficiou a Saúde Pública em 22 de julh...
-
Operários contratados pela CEMIG atuam, nesta man...