Autor: Aline - Data: 05/08/2025 16:37
Vereadores levam à Câmara de Guaxupé importante iniciativa de especialista em TEA sobre apoio a familiares de pessoas atípicas





Vereadores de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, se interessaram pelo projeto “Fortalecendo Famílias com o Planejamento Individualizado de Apoio à Família – PIAF”, elaborado pela psicóloga Luciana Bárbara da Silva. Já com importantes iniciativas em favor de avanços dentro do Transtorno do Espectro Autista, os parlamentares locais pedirão o apoio do governo municipal, no sentido de colocarem em prática o método criado pela profissional, que é especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA; e em Avaliação e Intervenção aos Transtornos do Neurodesenvolvimento.
O projeto PIAF foi divulgado na 25ª Sessão, realizada nesta noite de segunda-feira, 4 de agosto, inicialmente por parte do vereador Pedro Luiz Alves (AGIR). “O PIAF é um projeto de assistência às mães atípicas, com uma estruturação científica comprovando como o poder público poderá apoiar os familiares dos autistas e não só os autistas em si. Às vezes, a gente busca muito o apoio à pessoa que tem o TEA e esquece da família. E a família sofre muito por não saber como lidar. Muitas vezes, a pessoa passa por julgamentos desnecessários e faz também o seu próprio julgamento, pois não há manual de instrução”, enfatizou Pedro.
Autora de relevantes projetos sobre TEA e crianças atípicas, Maria José Cyrino Marcelino enfatizou: “A Luciana é especialista em várias áreas do autismo e demais deficiências. Na verdade, ela é uma referência no Estado sobre esse assunto! Por isso, estamos todos animados com o que poderemos fazer juntos com o Executivo para implantarmos essa iniciativa, que beneficiará tantas famílias em Guaxupé”, disse Maria. Além dela, também Mônica Ribeiro de Magalhães Reis e Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, enalteceram a proposição da psicóloga Luciana Bárbara, com a qual um grupo de vereadores reuniu-se pouco antes da sessão de ontem.
Após as explanações, o presidente da Câmara, Wilson Ruiz de Oliveira (Tomate, do PSDB/MG), deliberou que a psicóloga Luciana será convidada para uma apresentação oficial de seu PIAF, na próxima sessão da Câmara (programada para 11 de agosto, às 18 horas). Ainda sobre o tema, os vereadores levarão a proposta à secretária municipal de Saúde, Daniela Bettelli Lutf, para darem andamento ao que poderá ser mais um importante passo aos direitos da causa que envolve o autismo e outras deficiências.
Ainda sobre o PIAF, trata-se de um instrumento usado para capacitar as famílias, no tocante à lida com seus deficientes, proporcionando a todos um convívio saudável, seguro e repleto de bem-estar. Particularmente, o conteúdo elaborado pela psicóloga Luciana Bárbara visa alcançar até setenta e duas famílias em seis meses. Veja, logo mais, no Jornal JOGO SÉRIO, outras informações a respeito do tema. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Maria José (AVANTE/MG) levou à Tribuna a "caixinh...
-
O vereador Pedro Alves (AGIR/MG) externou o tema ...
-
Os vereadores Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO (PSD/M...
-
Carlão, que oficiou a Saúde Pública em 22 de julh...
-
Operários contratados pela CEMIG atuam, nesta man...