Autor: Aline - Data: 21/05/2025 15:24

Vereador Carlão estampa a insatisfação dos guaxupeanos com a taxa de esgoto e o valor da conta de água

Carlão: "Quero frisar que política é algo muito sério, precisa ser levada com comprometimento e assim eu farei durante todo o meu mandato, pois há milhares de guaxupeanos dependentes da boa atuação dos políticos"
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO (PSD/MG), de Guaxupé, no Sudoeste mineiro, externou, nesta segunda-feira, 19 de maio, a insatisfação dos cidadãos por conta da taxa de esgoto cobrada mensalmente pela Copasa, junto aos contribuintes locais. Apontado como um dos maiores problemas do Município desde que foi instituída, a referida contribuição é repudiada pelo povo, o qual cobra, desde 2011, uma posição eficaz por parte dos políticos locais. Nos últimos dias, de acordo com o legislador em questão, essa pressão tem ficado maior, haja vista que o governo municipal garantiu, em 12 de março último, que em vinte dias a Copasa teria de rever questões como o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, a deterioração de vias devido a obras, a qualidade da água e, principalmente, a tarifa imposta à população.

Carlão levou o assunto ao plenário durante o Grande Expediente da 16ª Sessão Ordinária, realizada na sede da Câmara Municipal: “Quero frisar sempre que política é algo muito sério, precisa ser levada com comprometimento e assim eu farei durante todo o meu mandato. Acredito, inclusive, que todos por aqui o façam, pois há entre 50 e 70 mil pessoas que dependem das decisões tomadas por nós, além do Executivo, o Judiciário, o Ministério Público e assim o é também com todas as esferas do poder público. Tenho sido muito cobrado pela população por conta da taxa de esgoto, além do valor da tarifa da água e a má qualidade dos serviços prestados pela Copasa. Agora, mais ainda, pois foi prometido pelo governo municipal que haveria uma solução com relação a esses problemas. As pessoas não concordam em pagar uma taxa de esgoto tão cara, às vezes, equivalente ao próprio valor do consumo de água, sem ter o tratamento de esgoto”, ressaltou Carlão.

Ciente de tudo o que ocorre em Guaxupé, a partir da década de 90 e, depois, nos anos 2000, até os dias atuais, relativamente à cobrança da taxa de esgoto, Carlão enfatizou: “Uma cidade que tem 100% de seu esgoto tratado desenvolve-se, evolui dos pontos de vista social, econômico, de saúde, entre outros. Então, meus amigos vereadores, precisamos nos debruçar sobre essa questão para transmitir a tranquilidade que a sociedade tanto espera. A população espera pelo fim da taxa ou que quebre-se esse contrato! Se for continuar a Copasa, porém, que tenhamos nosso esgoto enfim tratado. Num passado recente, o então prefeito, Roberto Luciano, e sua equipe, tinham o projeto para municipalizar a água e o esgoto, mas não conseguiram na época. Então, continuamos nesse imbróglio e quem está pagando é a população”.

Ainda sobre as indagações da população, o vereador Carlão deixou claro mais uma vez que trata-se de um tema que depende exclusivamente da Prefeitura para ser resolvido: “Essa Casa de Leis já fez uma CPI da Copasa, quando identificou uma série de motivos para quebrar esse contrato. Então, que ela termine essa estação de tratamento de esgoto e, enfim, precisamos agir para que não entremos na história como outras legislaturas, apontadas como quem nada fez pela população em cima desse assunto”, complementou Carlão.

O QUE DIZ O GOVERNO? Conforme vem tratando o assunto desde o início do atual mandato, o prefeito Jarbas Correa Filho (PSDB) deu um ultimato à Copasa no dia 12 de março deste ano. Na ocasião, o mandatário disse à população: “Deixei claro que o sofrimento do nosso povo não pode mais ser ignorado. Exigi uma resposta dentro de 20 dias, com a redução da tarifa, ou darei início ao processo para rescindir o contrato com a empresa. Não aceitarei mais essa situação. Exijo prazos e soluções concretas para revolver todos esses problemas”, disse o Prefeito, que, vinte dias depois voltou a se comunicar com os cidadãos a respeito: “Hoje se encerrou o prazo de 20 dias da Copasa. Tivemos uma reunião produtiva, na qual a Copasa aceitou renegociar o contrato e se comprometeu a revisar a tarifa de esgoto em Guaxupé. No entanto, caso essa mudança não traga um impacto significativo para a população, continuaremos buscando alternativas, como já fizemos ao conhecer o DMAE de Poços de Caldas. Esse é meu compromisso com vocês! Seguimos firmes para garantir que a população de Guaxupé seja menos penalizada em sua conta de água”, completou o governante.

TRÂNSITO SEGURO: Carlão, em sua fala naquela sessão da Câmara, mencionou também outros assuntos pertinentes à população. Entre eles, as participações dele e do também vereador, Pedro Luiz Alves (AGIR/MG), na campanha Maio Amarelo – Desacerele, de incentivo a um trânsito seguro, numa promoção da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida: “Vimos a força de crianças e adolescentes com relação à conscientização. Sargento Cleber, da PM Rodoviária, foi muito feliz em mencionar que se as crianças entendem tão bem tudo  o que precisa para termos um trânsito seguro, então quer dizer que os adultos têm mais do que obrigação de agir com responsabilidade no trânsito”, frisou ele.

DESPERDÍCIO? O vereador, ainda em seu pronunciamento, pediu empenho por parte da Prefeitura e da Copasa quanto a um problema na Rua Monsenhor Brás Baffa, no Parque dos Imigrantes: “Ali existia um buraco por conta de uma infiltração, o que provocou buraco na via pública. Fato é que ocorreu de ter sido pavimentado o buraco sem que o vazamento tivesse sido sanado. Então, isso poderá acarretar num problema ainda maior, pois com o solo úmido e o constante tráfego de caminhões por ali, a gravidade poderá ser maior. Então, vejo desperdício de dinheiro público e essa é uma das prerrogativas do vereador: fiscalizar o investimento do recurso público”, destacou.

ESPORTE SHOW: Carlão, ainda no Grande Expediente, falou sobre o sucesso do Campeonato Municipal de Futsal, promovido pela Divisão de Esportes da Prefeitura, cuja final ocorreu na semana passada, com o título de campeão tendo ficado com o Falência FC, após goleada por 5 a 1 no time Elite FC: “Quem se lembra da época de ouro do nosso futsal, com atletas iguais a Pedro Fernando, entre outros, saberá do que estou falando. Hoje, estamos revivendo aquele sucesso, pois a competição teve um nível técnico excelente, com o poliesportivo lotado de famílias e, enfim, foi uma bênção. E hoje estamos todos esperando a separação da Secretaria Municipal de Esportes da Cultura, pois, apesar de fazerem tudo o que fazem, os servidores do Esporte fazem das tripas o coração. Então, precisam de mais recurso e mais independência porque esporte é vida e saúde.

JARDIM DA INCONFIDENTES: Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, repudiou os ataques sofridos por árvores que compõem o canteiro central da Avenida dos Inconfidentes, na área central de Guaxupé. “O jardim central da Avenida dos Inconfidentes, tão bem construído pelo último governo municipal e sua equipe de trabalho, não pode ser vítima de tanto vandalismo como vem ocorrendo. Então, é preciso um olhar especial por parte do poder público e, acima de tudo, a conscientização do cidadão, que precisa ajudar a cuidar do que é de todos”, finalizou Carlão.

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.