Autor: Carlos Alberto - Data: 23/02/2022 19:17

Reativação do corredor logístico entre Varginha e Angra dos Reis dá mais um passo importante

O deputado Antonio Carlos Arantes e o prefeito Vérdi Melo
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Reativação do corredor logístico entre Varginha e Angra dos Reis dá mais um passo importante

Um encontro realizado na terça-feira (08/02), no Porto Seco, em Varginha (MG), reuniu o prefeito Vérdi Melo; o prefeito de Angra dos Reis (RJ), Fernando Jordão; o diretor do Terminal Portuário de Angra dos Reis (Tpar), Leandro Cariello, e o diretor do Porto Seco do Sul de Minas, Cléber Marques, além de produtores de café e empresários do setor de logística. O objetivo foi discutir a criação de corredor logístico entre os dois estados, antes da recuperação dos trechos ferroviários.

O prefeito Vérdi Melo justificou a decisão: “Queremos iniciar as operações no porto independentemente da ferrovia. O acesso rodoviário não é simples, mas é viável e seria uma forma de comprovarmos a viabilidade do projeto”. O deputado Antonio Carlos Arantes é um dos grandes defensores da volta do transporte sobre trilhos: “A revitalização do ramal ferroviário foi aprovada pelo Governo Zema e estamos todos empenhados em mobilizar o governo federal para apoiar nosso projeto. Faço questão de participar das audiências públicas para discutir o assunto que está sendo muito bem conduzido na Assembleia Legislativa pelo colega deputado João Leite, que é especialista no tema”.

A recuperação da ferrovia vai viabilizar as exportações de produtos mineiros, principalmente do café, com uma redução nos custos de operação de até 70% para levar o produto até o porto de Angra. Estão previstos investimentos de mais de R$26 bilhões na criação do novo corredor logístico ferroviário que ligará Varginha-Três Corações-Lavras a Barra Mansa-Rio Claro-Angra. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou a reforma do trecho de 130 quilômetros de extensão do Sul de Minas. Já o trecho de Fluminense, que tem 106 quilômetros, aguarda a liberação de verbas. (Texto: JC Junot)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.