Autor: Carlos Alberto - Data: 02/12/2021 16:12

Prefeito de Guaxupé anuncia a retomada da construção da Estação de Tratamento de Esgoto

Integrantes da Prefeitura e da direção da Copasa participaram de reunião em Guaxupé, nesta terça, 30, para definir os aditivos que darão continuidade ao trabalho
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeito de Guaxupé anuncia a retomada da construção da Estação de Tratamento de Esgoto

O prefeito de Guaxupé, Dr. Heber Hamilton Quintella, anunciou nesta terça-feira, 30 de novembro, a retomada das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto, que encontram-se abandonadas há anos, em área próxima ao Bairro Tomateiros. Motivo de grande contestação por parte de contribuintes, o tema gera constantes polêmicas e, de acordo com o Governo Municipal, os problemas estão prestes a serem solucionados, com a usina em funcionamento, a fim de justificar a cobrança da tarifa de 74% por serviços esgotais (que são prestados parcialmente).
Dr. Heber assinou um Termo Aditivo ao Convênio que disponibiliza recursos financeiros para a complementação da obra. Além dele, o encontro contou com as presenças do diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da empresa, Ricardo Augusto Simões Campos, a Procuradora- Geral do Município, Dra. Lisiane Cristina Durante, o secretário de Governo e Planejamento, Dr. Renato Carlos de Gouvêa, a secretária Municipal de Finanças, Elaine Ricciardi Cerdeira, a diretora de Convênios, Cristiane Braga.
De acordo com a comunicação social da Prefeitura, na oportunidade foram discutidos os valores e os trâmites burocráticos para que a obra seja executada. Sendo assim, a ETE ficará pronta, segundo as autoridades, por um custo de R$15.533.465,39, dos quais R$ 7.824.231,66 pertencem ao convênio com a Fundação Nacional de Saúde e o restante será provenientes de outro convênio, firmado com a Copasa.
O Diretor-Presidente da Copasa disse que a empresa fará vistorias e dará todo o apoio durante a execução da obra. “Sabemos do anseio da população por esta obra e estamos à disposição para o que for necessário para concretizá-la. Sabemos da importância da construção da E.T.E. para o meio ambiente e para os cidadãos guaxupeanos”, garantiu o dirigente. "Entregar, finalmente, essa obra, que é a maior do Município e que trará melhor qualidade de vida à população é, sem sombra de dúvidas, uma grande alegria”, comentou Dra. Lisiane Durante.
A próxima etapa será o Termo Aditivo de Adequação de Valores com a FUNASA para posterior licitação e execução da ETE. "Este projeto precisa ser finalizado o mais breve possível e nós vamos trabalhar para isto. São muitos anos de luta e agora vislumbramos um desfecho para esta questão. Guaxupé vai ter o seu esgoto tratado. A importância do tratamento de esgoto para a qualidade de vida e preservação do meio ambiente é evidente. Além disso, contribui para a erradicação de doenças de veiculação hídrica; propicia o controle da proliferação de vetores; a melhora do Índice de Desenvolvimento Humano; mudanças positivas nos aspectos urbanísticos; a valorização imobiliária e, consequentemente, o crescimento socioeconômico da nossa cidade", finalizou o prefeito.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.